Barbear adequado exige cuidados para não danificar a pele

Confira uma série de medidas para evitar com que os homens tenham problemas antes, durante ou após o barbear

O barbear é um ritual importante, e muitas vezes até diário para grande parte do público masculino. Nestas horas, a lâmina é o principal dispositivo de uso, por ser um produto muito prático para o dia a dia – e, claro, com excelente custo-benefício.

Para atender as necessidades do público, que cada vez mais anseia por qualidade e preços acessíveis, a BIC, uma das maiores referências mundiais em lâminas, desenvolve produtos com inovações tecnológicas que oferecem as melhores soluções para o barbear.

Uma boa lâmina de barbear é o suficiente para manter a saúde do rosto em dia, porém, alguns cuidados específicos podem trazer ainda mais benefícios à pele, já que é uma parte muito sensível do corpo humano. Quando o homem não toma as devidas precauções, pode apresentar casos de irritação na área, pelos encravados, inflamação, pseudofoliculite e sensibilidade extrema.

Por isso, listamos algumas dicas simples, mas essenciais, para uma experiência agradável e segura.

  • Abra bem os poros

Essa dica é muito importante, pois deixa o pelo mais macio e permite com que a lâmina passe com uma facilidade maior pela pele, evitando irritações, sangramento ou dores. É uma medida simples: antes de barbear, lave o rosto com água quente por, no mínimo, um minuto.

  • Não deixe o rosto seco

Isso pode complicar o desempenho do barbeador na hora de remover os pelos. O ideal, além de passar água, é aplicar um creme para barbear ou gel.

  • Escolha um barbeador de qualidade

 Uma dica óbvia, mas sempre importante: opte por um barbeador de qualidade, da sua marca de confiança. É essencial que você conheça o produto que está usando em seu rosto. Na hora de selecionar, considere que quanto mais lâminas o barbeador tiver, mais rente e suave será o processo.

Lembre-se de checar se sua lâmina está afiada e limpa. Após o uso, lave e conserve em local arejado.

  • Cuidado com a técnica utilizada

A maioria dos casos de pelo encravado ocorrem por conta do sentido do corte do pelo. Por isso, observe qual a direção do crescimento dos seus pelos em cada parte do rosto – como bochechas, queixo e pescoço – e movimente a lâmina no sentido crescente.

Além disso, não é recomendável passar o barbeador na mesma área repetidamente pois irrita a pele. Não pressione ou coloque muita força no movimento, para não causar ferimentos na área.

  • Lave o rosto com água fria

 Isso ajuda a tirar os restos da espuma, aliviar as irritações, reduzir os pelos encravados e fechar os poros – algo essencial para evitar a entrada e acúmulo de bactérias na pele.

  • Finalize com um creme ou gel pós-barba

São produtos que possuem substâncias anti-inflamatórias e refrescantes, que oferecem uma recuperação rápida à pele. Com isso, seu rosto ficará hidratado e não demostrará irritações.

  • Troque seu barbeador quando necessário

Não há um tempo específico indicado para trocar a lâmina, isso depende muito do uso que cada pessoa faz. Entretanto, observe sempre a performance do aparelho e troque imediatamente quando começar a dar sinais de perda da suavidade ao barbear. Também fique atento à exposição de bactérias ou sinais de ferrugem nas lâminas.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar