74% dos pais sofrem com a falta de interesse dos filhos pelos estudos

Uma relação saudável com os estudos não é a realidade da maioria das crianças e adolescentes, afetando pais e responsáveis

Uma pesquisa realizada pela Piva Educacional, startup que ajuda crianças e adolescentes a terem autonomia nos estudos, revelou que 74,4% dos pais sofrem com a falta de interesse dos filhos pelos estudos e 57,6% dos responsáveis já colocaram os filhos de castigo por conta disso em algum momento.

O levantamento ainda revelou que a pandemia foi um agravante na relação entre pais, filhos e os estudos: 67,6% dos pais precisaram ser mais ativos na educação dos filhos após o início da pandemia e 57,5% estudaram junto com eles para suprir as necessidades daquele momento. Outro recurso buscado por 67,9% dos pais nesse período foi a contratação de reforço escolar ou de professores particulares.

“Com o ensino à distância, os pais participaram mais ativamente do ensino dos filhos. Dependendo da forma que isso acontece, pode ser um grande problema para a autonomia das crianças e para a qualidade do tempo gasto entre pais e filhos”, explica Bruno Piva, CEO e fundador da Piva Educacional.

Bruno explica que o ideal é que crianças e adolescentes consigam estudar de forma autônoma. “Autonomia nos estudos não significa deixar de acompanhar seus filhos na escola, mas sim proporcionar independência para estudar, uma relação mais saudável com os estudos e, consequentemente, maior produtividade e aprendizagem. Esse é o propósito da Piva Educacional, fazer crianças e adolescentes aprenderem e gostarem de estudar sozinhas, e pais e responsáveis podem auxiliar nesse processo de diversas maneiras”, aponta o CEO.

Os dados foram obtidos por meio de um formulário respondido por mais de 1500 famílias, com filhos entre 7 e 17 anos, durante o mês de janeiro, na Semana do Filho Estudioso, evento com conteúdos educacionais gratuitos promovido periodicamente pela startup como porta de entrada para as famílias que buscam auxílio no processo de aprendizagem dos filhos.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar