Evite açúcar para uma vida mais plena

Os elementos mais abundantes e utilizados na dieta comum moderna – carboidratos refinados e óleos vegetais – nunca serviram como importante fonte nutricional para o ser humano. Estes componentes são raros na natureza, e o nosso corpo não evoluiu para utilizar esta quantidade de açúcares.

Quando estudamos nossos ancestrais, percebemos que eles utilizavam mel, frutas silvestres, poucos grãos e sementes, algumas batatas e raízes selvagens e seivas adocicadas de árvores. Além disso, seu estilo de vida era muito ativo, ou seja, mesmo com a ingestão de calorias de carboidratos, as atividades físicas impediam que estas calorias se depositassem na forma de gordura e se convertessem em problemas de saúde futuramente.

As consequências do açúcar mais conhecidas popularmente são o sobrepeso e as cáries. Mas se engana quem pensa que o problema para por aí. O excesso pode afetar muitas partes do seu corpo. Abaixo selecionamos alguns efeitos indesejáveis, confira.

Cérebro: dietas cheias de alimentos processados e ricos em açúcar podem aumentar o risco de depressão em 35%.

Coração: o açúcar inflama o revestimento das artérias, aumentando o risco de derrame e ataque cardíaco.

Pele: quando o açúcar bombardeia seu corpo, as proteínas o incorporam como parte de sua estrutura, envelhecendo a pele e causando rugas.

Rins: a sobrecarga de açúcar pode danificar nosso delicado sistema de filtração. Diabetes é uma das principais causas de insuficiência renal.

Genitais: o excesso de açúcar pode prejudicar o fluxo sanguíneo, aumentando o risco de disfunção erétil em homens e distúrbio de excitação sexual em mulheres.

Joelhos: as dietas ricas em açúcar bombeiam citocinas inflamatórias em sua corrente sanguínea, o que pode agravar a artrite.

Você concorda que faz muito sentido reduzir o consumo de açúcar?

Em substituição aos açúcares que causam picos de glicose e insulina, existem os edulcorantes naturais que são pouco ou nada glicêmicos. Estes são os adoçantes ideais e neste grupo destacam-se a stévia, e taumatina, o xilitol e o eritritol.

A Puravida, por exemplo, oferece o  ZERO um o adoçante natural de alta potência que combina três extratos de qualidade: stevia reb A (new generation), taumatina premium extract e eritritol de nova geração, que de acordo com recentes estudos têm demonstrado não fermentar nos intestinos. Uma colher do adoçante é capaz de substituir 10 colheres de açúcar. O produto é uma estratégia inteligente para reduzir o açúcar e saciar o prazer pelo doce, sem, contudo, afetar a glicemia do sangue de forma significativa.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar