Misticismo : Lenda do coelhinho da páscoa

Você com certeza já deve ter ouvido a canção “Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim? um ovo, dois ovos, três ovos assim”  esse jingle gruda na cabeça de qualquer um, principalmente quando se é uma criança.

Afinal, a infância é aquele momento onde se acredita em tudo,  e os pequenos estão formando suas ideias sobre o mundo, sobre o que é real, ou lúdico.  Mas você já parou para refletir sobre?

“Essas lendas infantis foram muito presentes na infância dos adultos de hoje em dia. A partir delas que eram incentivados a fazer coisas ou ter determinado comportamento. Por exemplo, se comportar durante o ano para receber presente do papai noel durante o natal ou colocar o dente de leite embaixo do travesseiro para ganhar uma moeda da Fada do Dente” relembra Yara Vieira astróloga do Astrocentro.

Pensando nisso, viemos contar um pouquinho sobre a lenda do coelhinho da páscoa.

Coelhinho da Páscoa

A lenda infantil foi criada na Alemanha, levada pelos imigrantes aos Estados Unidos e depois chegou ao Brasil. Enquanto símbolo de uma data religiosa, o coelhinho da páscoa possui significado no cristianismo e no paganismo

Para a cultura pagã, o coelho representa fertilidade porque se reproduz em grande quantidade. Além disso, o animal simboliza uma deusa germânica conhecida como Ostara.

A lenda de Ostara diz que a deusa quis transformar um pássaro em coelho. O animal não gostou da mudança e pediu para a deusa que retornasse a sua forma inicial. A deusa assim fez e de presente, ganhou ovos coloridos do pássaro. Os irmãos Grimm associam esse símbolo a essa lenda.

Já para o cristianismo, a lenda conta que o menino Jesus tinha um ninho de passarinho ao lado de sua casa. Uma vez, o ninho de passarinho estava cheio de ovos e uma raposa roubou-os.

O menino, triste e com dó do passarinho, foi em busca da raposa. Saiu pedindo ajuda aos outros animais, até que um coelho vendo a situação decidiu ajudá-lo.  Porém, quando chegaram até a raposa ela já tinha comido todos os ovos. Então, o coelho teve a ideia de sair pedindo um ovo de cada animal para levar para o passarinho e assim fez.

Jesus feliz e orgulhoso da sua atitude deixou o coelhinho encarregado de todas as páscoas. Sua tarefa era levar ovos para crianças. Dessa forma, nasceu a tradição de dizer que o responsável por nos trazer os ovos de páscoa é o coelhinho da páscoa.

“Lendas infantis são importantes para manter a essência das crianças vivas, por isso, sempre que puder conta uma lenda infantil pra alguma e deixe-a viajar na história” conclui Yara.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar