Gases: quais alimentos evitar e o que inserir em sua alimentação

A nutricionista Juliana Vieira explica também o que provoca o excesso de gases

Gases intestinais podem causar grande desconforto e, em determinadas situações, constrangimento social. Eles são absolutamente normais, o problema está no excesso.

A nutricionista Juliana Vieira explica que os gases acontecem por causa de bactérias que vivem no nosso trato digestivo e participam do processo de digestão.

” O excesso de gases pode acontecer como consequência do uso de antibióticos; ingestão de bebidas gaseificadas; comer muito rapidamente; intolerância a lactose; ingestão de ar quando se come de forma muito rápida; doença celíaca; síndrome do intestino irritável; sensibilidade ao glúten e outras alterações intestinais também podem causar distensão abdominal e flatulência em demasia”, explica a profissional.

Alguns alimentos podem ser menos tolerados ou mal digeridos pelo nosso organismo, o que causa a flatulência. A nutricionista listou alguns que provocam gases:

“Repolho, brócolis, couve-flor, milho, leite; grão de bico, ervilhas, lentilha, batata; feijão, batata doce, iogurte, ovos, farelo de trigo; bebidas com gás, cerveja, cebola e aspargos”, elenca a profissional.

Por outro lado, há alimentos que reduzem o excesso de gases.

“Alimentos ricos em fibra , como por exemplo, mamão, aveia, cereais integrais, frutas com casca, legumes e verduras. E se você sofre com excesso de gases, beba muita água”, indica.

Quem faz exercícios físicos e toma suplementos para aumentar a massa muscular, como Whey Protein, sabe que esses podem provocar excesso de gases.

“O whey protein possui lactose, outro aspecto que contribui bastante com a produção de flatulência. As proteínas nele contido , também necessitam de mais tempo para digestão e geram gases. Testes e exames podem ser solicitados para avaliar os hábitos e a saúde do trato digestório, mas uma consulta com um nutricionista também pode ser útil para saber como adequar a alimentação em cada fase da vida, com a utilização de meu MIX de enzimas digestivas JUNUTRI, que são compostos proteínas que ajudam na quebra das moléculas de macronutrientes em pedaços menores, como as dos carboidratos, gorduras e outras proteínas. Desta forma, elas facilitam o processo de absorção dos nutrientes”, finaliza.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar