Investimentos em Saneamento são essenciais para a melhoria dos índices de saúde

Dados fortalecem a relevância de iniciativas em obras e expansão dos sistemas atuais de água e esgoto para diminuição de doenças e internações

Na semana em que celebramos o Dia Mundial da Saúde é importante dimensionar o impacto dos investimentos em saneamento básico na melhoria dos índices de saúde do país e na qualidade de vida da população, contribuindo com a redução da incidência de doenças de veiculação hídrica, como diarreia, dengue, cólera, hepatites, coceira, doenças de pele, que figuram entre as principais causas de morte na infância.

“A Aegea Saneamento é líder no setor privado e tem como premissas em seu modelo de negócios, ações que vão além do aspecto operacional e que resultam em mudanças na realidade da população atendida, principalmente nas regiões mais vulneráveis, que ainda sofrem com baixos índices de atendimento”, destacou o diretor presidente da companhia, Radamés Casseb.

Os impactos positivos das iniciativas Aegea são perceptivas em Teresina, capital do Piauí, cidade atendida pela concessão Águas de Teresina desde 2017. Neste período, as internações decorrentes de diarreia caíram de 419 para 131 – uma redução superior a 130%. Já os casos de dengue foram reduzidos em 66% e as hospitalizações diminuíram cerca de 20%, entre os anos de 2017 e 2021. Quando o assunto é chikungunya, os dados são ainda mais surpreendentes, pois somente em 2021 a incidência caiu de 2.608 para 75 casos e as hospitalizações foram reduzidas em 94%, sem registros de óbitos ao longo do ano.

“Os investimentos em saneamento básico estão diretamente ligados às melhores condições de vida da população, o que reflete na qualidade da saúde pública de cada região. Nossa atuação em Teresina garantiu a universalização do abastecimento de água na zona urbana da cidade em 2020 e contribuiu para que o município encerrasse o ano de 2021 com aproximadamente 40% de cobertura de esgoto”, pontuou Casseb.

Em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, as ações para melhoria e expansão dos sistemas de água e esgoto resultaram em uma queda de 91% do número de internações por doenças diarreicas considerando a taxa de internação a cada 100 mil habitantes, em levantamento que analisou dados entre 2013 e 2015.

A companhia entende que a mudança do setor passa por um olhar para localidades fora dos grandes centros ou capitais. Desde 2015 a Aegea é responsável pela coleta e tratamento de esgoto na cidade de Serra, no Espírito Santo. Entre os anos de 2012 e 2019, os índices de internações por Doenças de Veiculação Hídrica ou Respiratória foram reduzidos em 39%, segundo estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil.

Estes avanços foram possíveis graças aos investimentos em esgotamento sanitário alavancados pela ação cooperada entre a CESAN e Parceria Pública Privada entre a concessão local da Aegea – a Ambiental Serra.

“Dos principais investimentos realizados no período pela PPP, destacam-se o forte avanço na ampliação das redes de esgoto, significativa alavancagem na ligação de imóveis à rede coletora e os investimentos para melhorar a eficiência do tratamento do esgoto nas estações”, recordou o diretor presidente.

A pesquisa estima que a universalização do saneamento no município tenha possibilitado a redução dos custos com saúde em cerca de R$ 8,5 milhões de reais por ano e o registro de uma crescente valorização imobiliária, promovida pela universalização do saneamento, que deve alcançar a marca de R$ 4,9 milhões de reais por ano. Estas análises devem figurar no período que segue de 2020 a 2040.

O aumento da cobertura dos serviços de saneamento reflete diretamente na melhoria dos índices de saúde de uma região e é por isso que a Aegea Saneamento tem trabalhado para que as suas concessões possam atender às necessidades de universalização com excelência e celeridade, com o compromisso de fazer com que suas iniciativas resultem em impactos que vão além do saneamento, como geração de empregos, desenvolvimento socioeconômico, impactos no rendimento escolar e na saúde pública.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar