Homens são menos atentos à saúde das pernas do que as mulheres

Demora na procura por um especialista vascular pode agravar os casos de varizes em indivíduos do sexo masculino

Os homens, por visitarem o médico com menos frequência, acabam tomando conhecimento da existência de doenças, muitas vezes, em um estágio mais avançado, como no caso das varizes. O problema, popularmente associado às mulheres, também atinge até 60% dos indivíduos do sexo masculino.

A doença prejudica a circulação de sangue dos membros ao coração, motivo pelo qual acontecem as possíveis doenças vasculares. De acordo com o cirurgião vascular e membro da Comissão de Flebologia Estética da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP), Dr. Álvaro Pereira de Oliveira, as varizes são veias dilatadas, de coloração arroxeada ao longo das pernas, que provocam edemas, inchaço, sensibilidade e, se não tratadas, podem acarretar sérias complicações.

“As principais queixas dos homens relacionadas às varizes são dor, peso, cansaço nas pernas ao final do dia, edema no tornozelo e terço distal das pernas. O agravamento das varizes pode originar outras doenças, como telangiectasias, tromboflebite, alterações da pele como eczemas, fibrose e úlceras”, informa o especialista.

A falta de movimentação das pernas e as altas temperaturas, situações em alguns ambientes de trabalho, são fatores que prejudicam a saúde das veias, principalmente aos que já possuem histórico familiar, revela o profissional. “Ficar em pé, com poucos movimentos, várias horas por dia, temperatura alta e baixa altitude pioram, acelerando a evolução da doença de varizes”, diz Dr. Álvaro.

 

Varizes também são problemas masculinos

Segundo o cirurgião vascular, os homens são menos preocupados com a saúde e acabam atrasando a visita a um especialista.

“Os sintomas são semelhantes aos das mulheres, mas, no caso dos homens, frequentemente aparecem em fases mais avançadas. Como elas procuram tratamento para esse problema mais precocemente, em função da questão estética, eles acabam tendo mais queixas, por adiar o tratamento”, afirma.

 

Prevenção e tratamento das varizes

Hábitos saudáveis e uma rotina de exercícios ativa – realizados com orientação correta – é a melhor maneira de prevenir o aparecimento das varizes, principalmente para quem já possui histórico da doença na família. Ingerir bastante líquido, evitar permanecer muito tempo na mesma posição – seja em pé ou sentado.

No tratamento, o médico pondera o uso de meias elásticas. “Para quem já tem veias aparentes, o uso de meias elásticas adia a evolução da doença, além de reduzir os sintomas. As meias compressivas são muito bem aceitas pelos homens. Nós, habitualmente, já usamos meias, e as elásticas não são muito diferentes. Praticamente não prescrevemos meias acima do joelho. As meias abaixo do joelho respondem por 95% das prescrições para os homens”, explica.

O presidente da SBACV-SP, Dr. Fabio H Rossi, alerta que as varizes ainda podem estar associadas a diagnósticos mais graves.

“O que até pouco tempo se achava que seria uma complicação de baixo risco, estudos têm demonstrado que essa doença pode também provocar embolia pulmonar, e ainda ser o primeiro sinal do desenvolvimento de um câncer. Além disso, hoje sabemos que a presença das varizes nos membros inferiores aumenta as chances de trombose e embolia pulmonar em até cinco vezes”, declara.

Ficar atento aos sinais do corpo e realizar visitas regulares ao médico são recomendações  fundamentais em todos os casos, para diagnosticar e prevenir problemas mais graves. A SBACV-SP tem como missão levar informação de qualidade sobre saúde vascular para a população.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar