Beleza de dentro para fora: saiba como os aminoácidos podem contribuir para a saúde do cabelo, pele e unha

Especialista da Ajinomoto do Brasil explica como cada substância age no organismo

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), o consumo de suplementos alimentares no Brasil aumentou 10% em cinco anos. Em 2020, 59% dos lares brasileiros possuíam pelo menos uma pessoa consumindo esse tipo de produto. A divisão AminoScience da Ajinomoto do Brasil produz e comercializa aminoácidos para as indústrias de suplementos alimentares, que auxiliam de diversas formas a saúde e o bem-estar do corpo humano, além de contribuírem para a beleza de dentro para fora do organismo.

Entre os benefícios dos aminoácidos estão as melhorias para a saúde da pele, e a arginina e a cisteína costumam contribuir para esse efeito. A primeira por estimular a produção de colágeno, e a segunda por contribuir para a redução de manchas e auxiliar no clareamento da pele. “A cisteína determina o rumo da reação para síntese de eumelanina, que apresenta uma cor marrom, ou de feomelanina, que possui coloração vermelha ou amarela. Ela é importante, porque inibe a função da tirosinase, que promove a produção de eumelanina, ao invés da feomelanina”, explica Tatiana Gargalaka, gerente de marketing da divisão AminoScience da Ajinomoto do Brasil.

A cisteína também pode ajudar a fornecer força e rigidez à queratina, por conta das pontes dissulfeto que a substância forma. É um dos aminoácidos que colabora também para a saúde dos cabelos, uma vez que ajuda a reparar lesões estruturais e auxilia na prevenção e redução de queda. Outro aminoácido que contribui para a saúde dos cabelos, pele e unhas é a metionina, um dos principais fornecedores de enxofre. “A queratina, proteína abundante nos cabelos, é rica em aminoácidos que contêm enxofre, como a metionina, cistina e cisteína. Estes aminoácidos podem fazer a doação de enxofre para síntese de queratina, o que pode contribuir para a melhora das condições gerais de cabelo”, explica Tatiana Gargalaka.

Além de contribuir para uma pele mais bonita e saudável, a arginina também pode ser citada entre os aminoácidos que auxiliam os tratamentos para o cabelo. “A arginina é precursora do óxido nítrico, seu efeito vasodilatador aumenta o suprimento de sangue para a raiz do cabelo pode ajudar a estimular o seu crescimento”, finaliza a especialista da divisão AminoScience da Ajinomoto do Brasil.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar