Número de apartamentos cresceu 321%: Confira as melhores dicas para quem mora nas alturas

As cidades brasileiras estão se verticalizando cada vez mais, e com isso o número de novos apartamentos têm crescido a cada ano. De acordo com um levantamento feito pelo Triider, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de apartamentos no Brasil cresceu 321% entre 1984 e 2019.

A cidade de São Paulo, local com o mercado imobiliário mais aquecido do país, registrou pela primeira vez, em 2021, o maior número de residências localizadas em prédios do que em casas. De acordo com dados recentes, até 2020, a cidade tinha 1,38 milhão de residências desse tipo.

Devido à falta de espaço nas grandes cidades e o crescimento das populações urbanas, a tendência é que esses números cresçam ainda mais nos próximos anos. Assim, é preciso se adaptar a esse modelo de moradia, incluindo a decoração dos ambientes, que são diferentes que uma casa ou sobrado.

Tratando-se de decoração de apartamento, é importante planejá-los para que o imóvel acomoda os pertences pessoais e os móveis de forma organizada, sem deixar o conforto dos moradores de lado.

Móveis planejados ou modulados para otimizar espaço

Nem todo mundo mora ou pretende morar em um apartamento grande. Na verdade, a tendência do mercado imobiliário para os próximos anos são imóveis cada vez menores. Dessa forma, é essencial entender como aproveitar os espaços da melhor maneira possível.

 

Nesse sentido, os móveis planejados e os móveis modulados podem ser usados para otimizar os espaços nos apartamentos, ao mesmo tempo que servem para guardar e organizar objetos, e ainda podem fazer parte da decoração. Seja qual for a escolha, prefira as opções com porta de correr e/ou multiuso para otimizar ainda mais os espaços do imóvel.

Os móveis planejados são projetados e fabricados sob medida para que se encaixem perfeitamente no local no qual será colocado, além de atender os gostos do cliente. Eles costumam ser mais caros, porém, têm uma qualidade superior aos móveis comprados em lojas de mobiliários.

Já os móveis modulados são feitos com determinado padrão de medida, mas podem ser comprados com a quantidade de módulos para que se encaixem no espaço no qual será colocado no apartamento. Diversas lojas de mobiliários e decoração oferecem móveis design que seguem esse estilo, sendo mais baratos que a opção citada anteriormente.

 

Fonte da imagem: Decor Fácil

 

Fonte da imagem: First Line Planejados

Ambientes iluminados

A iluminação proporciona uma sensação de amplitude aos ambientes, ou seja, faz com que os espaços pareçam maiores do que são. Além disso, uma boa luz, seja natural ou artificial, deixa o apartamento aconchegante e confortável, proporcionando bem estar aos moradores.

Nesse sentido, há diversas formas de deixar os ambientes domésticos bem iluminados. Mas, se possível, opte pelas alternativas que favoreçam à luz natural, como instalar portas e janelas grandes de vidro para que haja a entrada da luz solar no apartamento.

Caso não seja possível, existe ainda a possibilidade de usar a luz artificial de várias formas, como por meio dos trilhos com lâmpadas, luminárias e luzes embutidas. Para isso, é interessante contar com ajuda de um profissional para fazer um bom projeto de iluminação para o apartamento.

 

Fonte da imagem: CASACOR

 

Fonte da imagem: ArchDaily

 

Aproveite as paredes livres

Ao contrário de uma casa, dificilmente o proprietário de um apartamento terá espaço para ampliar os cômodos da moradia. Por isso, todos os espaços devem ser aproveitados com inteligência, como as paredes dos cômodos (e até mesmo o teto).

Nesse sentido, as prateleiras, nichos, armários aéreos, ganchos e demais móveis e itens decorativos que podem ser pendurados na parede ou no teto ajudam a criar novos espaços para guardar objetos pessoais e itens do lar, economizando assim o espaço no chão e deixando os ambientes com circulação livre.

 

Fonte da imagem: Viva Decora

Fonte da imagem: Viva Decora

Escolha tons neutros para a decor

Assim como a iluminação, as cores neutras, como cinza, branco e bege ajudam a criar amplitude e profundidade nos ambientes, além de deixar o lar com uma sensação de conforto e relaxamento. Para isso, é possível utilizar uma paleta de cores claras que vai além do tradicional branco.

Para quebrar a sobriedade, é importante inserir alguns pontos focais coloridos ou estampados nos ambientes. Isso pode ser feito de várias formas, de acordo com o que a criatividade mandar: pode ser um móvel, quadrinhos na parede, utilizar plantas na decoração, tapetes, almofadas, cortinas e tantas outras alternativas.

Fonte da imagem: Juliana Agner

 

Fonte da imagem: Tua Casa

Coloque personalidade na decoração do apartamento

A decoração do apartamento deve refletir a personalidade dos moradores, afinal, o lar é o ambiente no qual devemos nos sentir seguros, confortáveis e relaxados. Nesse sentido, o apartamento deve ter a “cara” dos moradores. Para isso, basta usar a criatividade.

Por exemplo, para quem gosta de rock n roll, é possível colocar posters de bandas, guitarras, discos de vinil e outros objetos que remetem ao estilo, espalhados pela casa. Você gosta do universo geek? Coloque objetos decorativos que lembram os personagens de quadrinhos, por exemplo.

A decoração do apartamento não precisa seguir exatamente a mesma linha. É possível deixar alguns objetos para que o cômodo tenha um pouco a personalidade dos moradores.

 

Fonte da imagem: Haus Decoração

Fonte da imagem: Tua Casa

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar