Mudanças no layout e a mescla entre o moderno, clássico e romântico marcam reforma de apartamento de jovem moradora

No décor realizado pela arquiteta Ana Rozenblit, o sofá rosa se configurou como o ponto de partida do projeto de arquitetura de interiores na área social

Jovem, solteira e estudante de enfermagem. A moradora deste apartamento, com 108m², sonhava com uma repaginada em seu imóvel, deixando os ambientes com mais vida e personalidade. Para tanto, convidou a arquiteta Ana Rozenblit, à frente do escritório Spaço Interior, para reformular a arquitetura de interiores da planta, com exceção da cozinha, que foi mantida.

Localizado na zona sul da capital paulista, no queridinho bairro da Vila Olímpia, a profissional expressou no projeto uma mescla de estilos que faz a leitura do jeito de ser da moradora: um décor moderno, feminino, levemente romântico e com toques pontuais de elementos clássicos. “Promovemos uma movimentação dos espaços nas salas e a integração da varanda com o dormitório, que permitiu sua ampliação e o deleite de uma vista incrível“, revela a arquiteta Ana Rozenblit.

A seguir, acompanhe um tour pelo projeto e as soluções idealizadas para a moradora:

Sala de estar e jantar

Com pé-direito duplo na área social, as paredes com pé-direito duplo foram revestidas com MDF que simula a madeira Pau Ferro. Da Saccaro, o espaço sofá rosa em veludo escolhido pelo projeto do escritório Spaço Interior protagoniza o décor da sala de estar l Foto: Kadu Lopes

Situado no 36º andar, quem entra no apartamento já se apaixonada pela paisagem de São Paulo avistada por meio do fechamento de vidro presente na fachada, em todo pé-direito do estar. “Quando a moradora nos convidou para a reforma, encontramos algumas questões que precisavam ser resolvidas. Apesar de ser um imóvel grande, a sala estava mal distribuída e contava com uma alta incidência de luz solar”, relembra a profissional.

No projeto da sala de estar, o sofá em veludo rosa foi eleito para protagonizar a cena no ambiente, que foi combinado com uma dupla de poltronas cinzas. Delicado e, ao mesmo tempo marcante, a peça atua como um contraponto à estante de marcenaria azul – realizada com a estética de nichos assimétricos –, e no décor recebe também a incumbência de atuar como divisor de espaços com os painéis de MDF brilhante com remetem à aparência da madeira Pau Ferro.

No antigo layout, a arquiteta conta que o ambiente não proporcionava conforto enquanto a moradora e seus convidados assistiam TV. Por isso, na readequação da arquitetura de interiores investiu na instalação de um painel suspenso para a instalação do eletroeletrônico. “A estratégia revelou-se perfeita, pois o posicionamento não incomodou a vista exuberante que ela tem da cidade. Imagine à noite, quando nossa cliente pode assistir TV, com toda comodidade, e a luz da noite adentrando a sala. É magnífico“, compartilha Ana.

Em drywall, o painel suspenso foi fixado no teto para a instalação da TV, oferecendo à moradora uma posição aconchegante para assistir seus programas. Ao lado, a graciosidade do balanço suspenso – estrategicamente posicionada para as horas de leitura e contemplação | Foto: Kadu Lopes

Na movimentação empreendida pela arquiteta Ana Rozenblit, a sala de jantar ganhou uma localizada mais reservada. O espaço integrado, porém preservado pela largura e robustez do pilar presente na estrutura do edifício, acolheu uma espaçosa mesa em mármore que ressalta seus veios dourados e é acompanhada por seis posições de cadeiras estofadas. Enaltecendo a sofisticação do ambiente, o mobiliário branco, com portas que evocam o desenho em chevron, foi incluído para fazer as vezes de buffet e cantinho do bar.

Na sala de jantar, a modernidade da serralheria está presente na base da mesa, na estrutura das cadeiras e no arranjo dos pendentes suspensos | Foto: Kadu Lopes

Boas ideias para o aproveitamento de espaços

Da varanda transformada em cozinha e sala de jantar, a conexão com o estar. A marcenaria incorpora todos os elementos da cozinha, em um olhar prático e efetivo para a rotina do casal de moradores | Foto: Kadu Lopes

No processo de reorganização dos ambientes, a arquiteta fez questão de incluir soluções funcionais e eficazes para o dia a dia. E um cantinho, por vezes esquecido, ganhou destaque: o vão da escada que leva a moradora para a ala íntima. Assim, a marcenaria deu forma ao gaveteiro, que segue a mesma estética do revestimento da sobreposto na parede e abriga os sapatos da moradora. “Com isso, ela ganhou espaço em seu armário”, destaca.

Dormitório

A varanda do quarto foi aberta e fazendo a integração. Com isso, o escritório foi inserido na varanda, possibilitando que a moradora trabalhasse e estudasse apreciando a vista do apartamento l Projeto Spaço Interior l Foto: Kadu Lopes

Em unidade com o décor da parte social, o dormitório incorporou um adorno especial: a boiserie, que reveste as paredes principais do cômodo. Para complementar essa atmosfera leve e romântica, a fusão de tons claros foi conquistada pela sintonia do branco, nuances de cinza e rosa. “O toque de dourado ficou por conta do espelho vitoriano dourado, da Christie Móveis, que já era da moradora e foi mantida em nosso projeto por seu valor afetivo“, rememora Ana Rozenblit.

Na articulação dos espaços, Ana integrou a varanda ao quarto para disponibilizar um home office para lá de especial e iluminado pela luz natural e o skyline. Na marcenaria, a cabeceira cinza e estofada acompanha todo perímetro da parede e, na outra ponta, a cômoda inclui a sobreposição de uma base para a penteadeira.

Projeto luminotécnico

Os anéis na parte de cima do lustre são em formato anelar l Projeto Spaço Interior l Foto: Kadu Lopes

Ressaltando a importância do reaproveitamento, o projeto considerou boa parte da estrutura luminotécnica que já existia. “Em algumas situações, promovemos a mudança de lugar para atender a nova disposição que realizamos“, explana a profissional. Em consonância com a proposta de cada ambiente, o dormitório destaca o romantismo do lustre de cristal, enquanto o jantar acentua um jogo com três pendentes com bulbo transparente e, no estar, os anéis em formato anelar.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar