Expert dá dicas sobre cuidados fundamentais com os cabelos durante os exercícios físicos

A cabeleireira e especialista em extensões capilares Janny Mota ensina como não agredir os fios e evitar problemas como a queda

As atividades físicas são fundamentais para promover saúde e bem-estar ao corpo, sendo o caminho eficaz para evitar o sedentarismo. No entanto, muita gente esquece de cuidar dos cabelos durante o treino e isso pode acarretar diversos problemas no couro cabeludo e na fibra capilar.
A cabeleireira e especialista em extensões capilares Janny Mota deu dicas para manter os fios saudáveis e protegidos. Confira!
1- Caso transpire muito, prenda os fios sem tensioná-los 
Faça uma trança simples, prenda em um rabo de cavalo ou coque.
“Além de evitar o contato dos fios com o corpo suado, também é uma opção mais segura, pois com os cabelos presos, não há o risco das mechas se enroscarem em algum aparelho ou equipamento de ginástica, assim como tranças leves”, comenta.
Evitar a tração dos fios é importante para a saúde capilar. Portanto, a profissional não recomenda penteados muito repuxados, pois podem gerar problemas como a alopecia – que são as falhas no couro cabeludo. O mesmo vale para as pessoas que usam extensões capilares.
2 – Aplique produtos com proteção  
Ao praticar treinos na piscina, no mar e ao ar livre, é essencial aplicar produtos que protejam os fios de possíveis danos, como os leave-ins que são antitérmicos. Eles criam uma película protetora, selando os fios. Assim, isso reflete os raios do sol, impedindo que a luz extraia a umidade natural do cabelo.
3 – Use chapéus e bonés 
Caso haja exposição ao sol, também é essencial usar um chapéu durante o exercício. O que não faltam no mercado são opções, inclusive, adequadas para a prática de exercícios, com maior ventilação.
4 – Higienize o couro cabeludo 
Deve-se higienizar o couro cabeludo depois de cada treino – e isso vale para quem malha diariamente.
 Segundo Janny, não basta apenas usar o secador: “As impurezas irão continuar ali, mesmo secando. Então é extremamente importante a higienização. Caso não queira lavar todos os dias, uma opção é o shampoo à seco”, explicou.
5 – Mantenha um cronograma capilar de tratamentos 
Quem faz exercícios todos os dias, e, por consequência, lava os fios diariamente, pode sentir que os fios estão mais ressecados. Mas o problema não é o aparente excesso de limpeza.
 Segundo a profissional, o motivo é o mau uso dos cosméticos de sua rotina capilar. Por isso, é importante seguir os tratamentos semanais de nutrição, hidratação e reconstrução.
Foto Flávia Rocha

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar