Conheça cinco segredos para evitar o Efeito Sanfona

As pessoas fazem dietas e regulam a alimentação, porém não entendem porque vivem no vai e vem do corpo. Por isso, especialista mostra quais são as práticas para tocar os acordes certos do seu organismo

Emagrecer talvez seja uma tarefa fácil, mas manter o peso ideal é um dos maiores desafios. Por isso, o doutor Gabriel Almeida, médico e especialista em emagrecimento e qualidade de vida há 11 anos, revela alguns segredos em sua obra Efeito Sanfona – as verdades da ciência (e da prática) para um emagrecimento saudável, publicada pela Vital (selo da Editora Pandorga).

Segundo o especialista, o principal ponto a considerar são expectativas e práticas dentro da realidade de cada um. Dietas mirabolantes, extremistas, entre outras que fogem do seu cotidiano natural, não vão surtir o efeito esperado, afinal, sair deste contexto é muito mais fácil, pois não faz parte da natureza da pessoa.

Portanto, para evitar de uma vez por todas o famoso Efeito Sanfona, seguem cinco segredos abordados pelo doutor Gabriel em seu livro, publicado pela Vital.

  1. Entenda os mecanismos que levam você a ter apetite exagerado, como por exemplo o estresse e ansiedade. Uma ótima dica é evitar se colocar neste lugar, quando você consegue entender a causa, o processo para a cura, fica mais fácil.

 

  1. A base da sua alimentação deve ser composta por produtos orgânicos, consumidos in natura. Isso vai ajudar a ter uma microbiota saudável, o que gera um organismo mais forte e menos suscetível ao efeito sanfona.

 

  1. Açúcar, o doce veneno. Evite! O açúcar causa o mau funcionamento da leptina, que controla o sistema regulador da fome e da saciedade e o sistema de recompensas, relacionado à sensação de prazer que a comida provoca no cérebro.

 

  1. Carboidratos: sim, eles podem ser consumidos, você sabia? Desde que prefira nas versões integrais. Por não serem tão processados quanto suas versões brancas ou refinadas (como o arroz branco), são ótimas fontes de energia e fornecedores de fibras, vitaminas e minerais para o corpo.

 

  1. Um grande fator responsável por esse efeito sanfona com aumento do peso é que, quando os indivíduos perdem peso, perdem tanto gordura quanto massa muscular. Agora, quando ganham peso, acabam ganhando praticamente tudo em gordura.

 

Em Efeito Sanfona – as verdades da ciência (e da prática) para um emagrecimento saudável, publicada pela Vital (selo da Editora Pandorga), o especialista Gabriel Almeida deixa claro que para perder peso sem ficar no vai e vem, é necessário se atentar a cada acorde do corpo, e compor notas firmes e duradouras.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar