Mindfulness pode ser a habilidade mais importante de 2022

Praticar atenção plena regularmente ajuda a reduzir a ansiedade e aumenta a resiliência

Seja qual for a sua faixa etária, é fácil apostar que os últimos anos não têm sido fáceis. A pandemia indica que 2022 também não será moleza, já que as incertezas são muitas, apesar de grandes avanços já alcançados. Diante desse cenário, o mindfulness, ou prática da atenção plena, ganha importância justamente por trazer ferramentas para lidar com a ansiedade, estresse e cenários incertos que temos pela frente.

A professora de Yoga do Colégio Marista Anjo da Guarda, Tatiana Nieweglowski, explica que o mindfulness é a habilidade de focar no presente, de maneira ativa, evitando distrações. “Diferente da meditação, o mindfulness treina a mente por meio de exercícios de concentração e respiração”, explica. Com apenas 15 minutos diários de prática constante já é possível sentir resultados, que entre os benefícios trazem consciência, quietude, autocompaixão e regulação do estresse.

Confira 5 dicas para praticar mindfulness:

  • Escolha um sentido (olfato, visão, etc.) e foque apenas nele por 5 minutos. Pode ser uma vela acesa ou uma essência. Comece gradualmente com apenas 5 minutos e vá aumentando o tempo, conforme sua tolerância.

  • Caminhadas de atenção plena também funcionam. Escolha um espaço para caminhar durante alguns minutos e preste atenção às sensações no seu corpo enquanto caminha. Se sua mente divagar volte a atenção para as sensações.

  • Mini práticas ao longo do dia, após uma reunião, crise de choro do seu filho, ou enquanto decide por uma compra online ou não. Parar por alguns segundos, respirar profundamente, observar como se sente e ai retornar à atividade. Esses momentos ajudam a se reconectar e identificar períodos de estresse.

  • Sinta seus pés no chão. Se puder pisar na grama com os pés descalços é o ideal, mas sentir o chão e como seus pés se sentem em contato com a madeira, ou até o tapete de casa faz com que os pensamentos repetitivos diminuam por aquele momento.

  • Pratique ações repetitivas com atenção. É fácil levar o dia todo em piloto automático, sem perceber como está se sentindo ou parar para respirar apropriadamente. A dica é focar nas ações repetitivas, como lavar a louça ou as mãos, dirigir para casa ou desligar as luzes da casa para dormir.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar