Empatia: Saiba como desenvolver essa habilidade no trabalho
Especialista dá dicas para melhorar o relacionamento entre as pessoas no ambiente de trabalho
Um mundo com menos injustiça, desigualdade, guerra e violência ainda é um sonho coletivo para que a gente evolua enquanto sociedade. E um dos principais sentimentos capaz de promover essa transformação, definitivamente, é a empatia. Com ele podemos entender que não há verdade absoluta, e que tudo é uma questão de ponto de vista, sobretudo, dentro das empresas! A Psicóloga e MBA em Gestão de Pessoas, Maria Claudia Martins, importante personalidade na ressignificação do mercado de recrutamento de pessoas para empresas e indústrias no Brasil, deu dicas super importantes para quem deseja desenvolver essa habilidade dentro (e fora) do ambiente de trabalho. Por definição, empatia é a capacidade psicológica de se colocar no lugar do outro. Ou seja, de sentir o que sentiria uma outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Segundo Maria Claudia, essa é uma das 10 habilidades mais valorizadas no profissional do futuro. E caso você ainda não tenha adquirido essa habilidade ao longo da sua vida, não precisa se sentir frustrado(a), pois ninguém “nasce empático”. A boa notícia é que há quase que um consenso de que a empatia pode ser desenvolvida através de alguns passos.
Não julgar
Mantenha-se alerta para não rotular o outro e busque compreender os sentimentos que o incomoda. Existe uma infinidade de variáveis que fazem com que a gente não saiba o suficiente sobre a situação de outra pessoa a ponto de sermos capazes de julgá-las.
Atenção plena
Essa é uma capacidade humana básica de estar plenamente presente. Consciente do que pensamos e do que estamos fazendo. Assim, podemos usar de nossa melhor condição para perceber o mundo ao nosso redor. Estar ali, presente em todos os sentidos.
Escuta ativa
A escuta ativa auxilia pessoas em seu dia a dia na manutenção de um diálogo eficiente e claro. Dessa forma, o ouvinte é capaz de compreender e assimilar verdadeiramente tudo o que está sendo dito pelo interlocutor. Ouvir com empatia e comunicar-se com o outro envolve ir além do que se fala, mas estar atento à comunicação verbal e não-verbal. Às vezes o silêncio grita. Se, cognitivamente, entendemos como funciona a capacidade de prestar atenção e deduzir os estados afetivos e emocionais dos outros, percebemos a necessidade de ser observador e de compreender seus estados emocionais de maneira imparcial e sem julgamentos. Não julgar é difícil e requer prática e uma vigilância constante de seus pensamentos. Pratique estes pilares e conquiste mais habilidade empática para promover uma melhor condição de se relacionar com o outro. Isso fará de você uma pessoa com mais inteligência emocional e preparada para um brilhante futuro pessoal e profissional.