Dores na barriga podem ter origens diferentes, entenda

Muitas vezes, a barriga dá sinais de que o corpo não anda bem. Dores nessa região podem ser confundidas com ocorrências similares à apendicite, cólicas intestinais ou até mesmo infarto. Como podem ter origens diversas, é importante reconhecer as diferenças e sintomas1 dessas dores antes de administrar algum tratamento. Confira alguns dos mais comuns:

Gases

São formados pelo processo de digestão dos alimentos ou pelo hábito de engolir ar (aerofagia) ou pela ingestão de bebidas gaseificadas; o acúmulo de gases no organismo provoca inchaços e compressão em alguns órgãos. O incômodo resultante leva a uma distensão abdominal que necessita de um olhar mais amplo voltado à alimentação, hábitos de saúde e cuidados com o bem-estar, como uma boa rotina de sono e prática de exercícios. Existe também a possibilidade de que consumo de certos alimentos, como leguminosas e laticínios, agrave o quadro. 2,3

Neste caso, podem ser indicados medicamentos antigases, que dificultam a formação ou rompem bolhas gasosas no trato digestivo.

Espasmos

As cólicas, como muitas vezes são chamados os espasmos, podem ocorrer em homens, mulheres e crianças, provocadas por um fator interno, que leva ao espasmo da musculatura de um órgão oco, seja intestino, vias biliares ou trato urinário 4. Apesar disso, o espasmo pode ajudar a descobrir algum tipo de intolerância a alimentos, ou até mesmo algum tipo de doença inesperada.5

Como antiespasmódico, Buscopan® age sobre as dores da região, amenizando-as e aliviando o desconforto. Buscopan® também alivia as contrações e espasmos dos músculos lisos dos órgãos abdominais. 6-8

Ao entender as diferentes dores corporais, conseguimos também tratar de forma rápida e eficaz, sem muitos percalços. Em casos de maior complexidade, sempre consulte seu médico de confiança.

Dizeres legais:

Buscopan. butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas gastrintestinais (estômago e intestinos), cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. Buscoduo. butilbrometo de escopolamina e paracetamol. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas, dores e desconforto na barriga. MS 1.7817.0889. Buscopan composto. bultibrometo de escopolamina e dipirona. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais. MS 1.7817.0891. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Jan/2022.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1.       Testoni M. UOL. No alto da barriga, no lado, no umbigo: como diferenciar dores abdominais. 2021. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/10/29/pontada-aguda-no-umbigo-como-diferenciar-dores-abdominais-e-o-que-fazer.htm. Acesso em: jan/22.

2.       Buscopan. A diferença entre Buscopan® e medicamentos antigases. Disponível em: https://www.buscopan.com.br/dica.php?slugConteudo=buscopan-x-antigases. Acesso em: jan/22.

3.        Buscopan. Descubra alimentos que podem piorar gases e dores na região da barriga. Disponível em: https://www.buscopan.com.br/dica.php?slugConteudo=alimentos-que-podem-piorar-gases-e-dores-na-regiao-da-barriga. Acesso em: jan/22.

4.        Buscopan. Entenda as principais causas de espasmos na barriga. Disponível em: https://www.buscopan.com.br/dica.php?slugConteudo=entenda-as-principais-causas-de-espasmos-na-barriga. Acesso em: jan/22.

5.       Buscopan. O que são espasmos musculares? Disponível em: https://www.buscopan.com.br/dica.php?slugConteudo=o-que-sao-espasmos-musculares. Acesso em: jan/22.

6.       Bula do produto Buscopan.

7.       Bula do produto Buscoduo

8.       Bula do produto Buscopan Composto

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar