Turismo doméstico e slow travel, mas para onde?

Marketing de Cidades facilita o acesso a destinos menos conhecidos pelos turistas

O turismo doméstico no Brasil movimentou mais de 150 bilhões de reais em 2021, dados da Fecomercio de São Paulo. E todo esse dinheiro ainda vai para os mais conhecidos pontos turísticos do país.

Os brasileiros parecem investir nos mesmos destinos turísticos, conhecidos há décadas pelo turista doméstico. Segundo levantamento do Ministério do Turismo, em 2021 o Rio de Janeiro foi a cidade mais visitada pelos turistas, como pode ser visto na tabela a seguir.

CIDADE*

Rio de Janeiro (RJ)

Porto de Galinhas (PE)

Maceió (AL)

Natal (RN)

Gramado (RS)

Búzios (RJ)

Porto Seguro (BA)

*Dados do Ministério do Turismo, referente ao ano de 2021

Turismo doméstico e slow travel

Conhecer o lugar onde se mora, redondezas, cidades vizinhas nunca foi visto como uma alternativa para viagens de férias.

Mas aos poucos esse movimento vem aumentando. Desde a abrupta desvalorização do real frente ao dólar, o turismo doméstico é a saída para milhares de brasileiros que adoram uma viagem.

Destinos cada vez mais estruturados e prontos para receber os turistas faz com que o nosso país ofereça alternativas à altura de outros destinos estrangeiros.

Já o slow travel, movimento que leva turistas a lugares pouco conhecidos ou com menor trânsito de pessoas é mais recente e que, com o aparecimento da pandemia de COVID, fez com que seus apreciadores aumentassem.

São cidades metropolitanas, trilhas perto de cidades, estâncias e pousadas em propriedades rurais que dão ao visitante um momento de liberdade das tarefas cotidianas e faz com que o peso das responsabilidades durante o ano, sejam diminuídos.

Marketing de cidades como fomentador do turismo nacional

Com mais de 5568 municípios no país todo, pouco mais de 700 são habilitados junto ao Ministério do Turismo e tidos como destinos turísticos.

O potencial turístico para grande fatia dos brasileiros é enorme e para o especialista em Marketing de Cidades, CR.Andrade, CEO da Clikss Brasil, o que falta “é um investimento em comunicação real e que leve empregos, estrutura e dinheiro para milhares de cidades que podem atrair esse público durante o ano todo”, afirma.

Esse investimento parece ser feito somente pelos destinos mais conhecidos, pois eles, hoje, contam com maiores recursos provenientes do turismo.

“A concorrência é grande, mas com um trabalho realizado com estratégia e foco é possível ter um bom retorno e movimentar a economia local”, esclarece CR.Andrade.

Cidades conectadas

A internet é um dos mais acessíveis meios de atingir o público. Através de ferramentas de marketing digital, redes sociais e outros instrumentos de comunicação, uma cidade pode se tornar um ponto de passagem e acolher milhares de pessoas.

“Entender seu município, ver o que ele pode oferecer, investir em estrutura para turismo é o primeiro passo para que você entre no páreo do turismo nacional”, explica o especialista.

E mais “a internet oferece todo o espaço necessário para que isso saia do papel e traga investimentos reais e em pouco tempo os turistas aparecerão”, revela.

Com o Marketing de Cidades novos destinos são apresentados aos turistas que hoje buscam algo além de filas e locais de alta concentração de pessoas.

“Mostrar que sua cidade, empreendimento ou propriedade pode acolher com qualidade os turistas é a chave para transformar um local em ponto turístico”, destaca CR.Andrade.

Benefícios do turismo para uma cidade

Os benefícios para a população local são grandes e propiciam infraestrutura melhorada como ruas pavimentadas, iluminação pública de qualidade, saneamento básico e fornecimento de água encanada, internet de alta velocidade, entre outros.

A geração de renda é um dos maiores benefícios para quem assume o papel de receber o turista.

“É possível abrir uma loja de artesanato, uma lanchonete, restaurante, trabalhar como guia, abrir um estacionamento, uma pousada, loja de ferragens e construção, são muitas as possibilidades de melhorar a renda quando você tem uma cidade que é atrativa ao turismo, seja ele doméstico ou estrangeiro”, esclarece o especialista em Marketing de Cidades.

O potencial existe e é preciso investir para que no futuro sua cidade também possa figurar entre as mais conhecidas e visitadas pelos turistas.

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