Em tempo real, camas tecnológicas monitoram pacientes e previnem lesões

Novos modelos instalados nas salas de UTI do Hospital Angelina Caron têm controle digital, previnem lesões ulcerosas, sentam e pesam o paciente, entre outras funções

Uma cama de UTI que acompanha em tempo real a situação do paciente, previne lesões por contato, eleva e ajusta sua posição de forma automatizada, ampliando o conforto e a segurança da pessoa em internação. Parece um equipamento que só existe em filmes e séries estrangeiras, mas é realidade na Região Metropolitana de Curitiba.

Referência em alta complexidade no Paraná e no Sul do Brasil, o Hospital Angelina Caron (HAC), em Campina Grande do Sul, acaba de implantar 73 camas Hillrom, dos modelos Acella e Centuris Pro, que auxiliam ativamente na recuperação de pacientes de longa permanência, inclusive internações com Covid-19, em todos os atendimentos das unidades de terapia intensiva do hospital.

A tecnologia dessas camas foi desenvolvida de acordo com o Hospital Safety Workgroup (HBSW), entidade multidisciplinar que engloba o FDA (a agência reguladora do departamento de saúde norte-americano), e é recomendada pela National Pressure Ulcery Advisory Panel (NPUAP), instituição que estuda sobre úlceras de pressão, uma das mais frequentes sequelas de pacientes acamados.

“Mesmo em fase de implantação, já podemos notar muitos benefícios para os pacientes e facilidades para o atendimento. A articulação na base da seção de cabeceira permite a posição semissentada e evita o aumento da pressão na zona sacra. O controle de comando é embutido nas grades e o comando instantâneo retorna o leito à posição horizontal, agilizando os procedimentos em casos de paradas cardiorrespiratórias”, detalha Eliana Fugitani, gerente de enfermagem do HAC.

Segundo Eliana, as novas camas também contribuem muito para a rotina da equipe de enfermagem. “Esse modelo de cama é muito moderno e anatômico. Além de proporcionar conforto aos pacientes, contribui para o trabalho da nossa equipe em relação à ergonomia: ela inclina, reposiciona e regula altura. Também auxilia na prevenção do risco de queda, pois a cama nos avisa quando o paciente está levantando. Ela faz inclusive a pesagem da pessoa. Mesmo sendo tão moderna, é de fácil manuseio tanto para o paciente, quanto para a equipe.”

A compra das 73 camas Hillrom é o mais recente investimento em tecnologia e segurança do paciente realizado pelo Hospital Angelina Caron, para humanizar os atendimentos e a acolhida especialmente em Terapia Intensiva. Este investimento foi possível através do Projeto Idoso Bem Cuidado, um dos projetos incentivados executados pelo HAC em parceria com empresas da iniciativa privada, preocupadas em proporcionar aos pacientes que passam pelo Hospital Angelina Caron, uma recuperação completa e mais assertiva. Este projeto em questão, nos últimos doze meses, atendeu 42.265 pacientes idosos, segundo balanço divulgado em dezembro de 2021.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar