Saúde integral e alta performance: o autocuidado pode aumentar sua produtividade no trabalho, aponta terapeuta da Naomm
Sessões em terapias integrativas para times corporativos promovem equilíbrio e bem-estar, além de diminuírem as tensões do dia a dia
A busca por profissionais criativos, que saibam solucionar problemas e propõem caminhos alternativos é o alvo de muitas empresas. Porém, o que poucos se atentam é que essas atribuições estão intimamente ligadas ao bem-estar, autoconhecimento e saúde do colaborador. Por vezes, a forte pressão por alta produtividade no trabalho implica em desequilíbrio emocional e mental, o que com o tempo, fará com que bons resultados nunca sejam atingidos.
“A alta performance inclui saúde. E o indivíduo que está em esgotamento mental e emocional, por mais que tenha longas jornadas de trabalho dando resultado, mas se a saúde não anda bem, não podemos chamar de alta performance. Pelo contrário: a pessoa está sob uma alta pressão e vai chegar ao ponto que ela não vai conseguir seguir dessa forma, produzindo, nem estando bem consigo mesmo”, destaca a terapeuta Karina Siervi da Naomm, empresa especializada em teleconsultas com foco na oferta de bem-estar e autoconhecimento para os times e colaboradores de pequenas, médias e grandes empresas.
Diante disso, oferecer terapias integrativas no ambiente corporativo, também conhecidas como PICs – Prática Integrativas e Complementares, podem ajudar com essas questões e podem ser realizadas através de teleconsultas. O Brasil é referência mundial na área de práticas integrativas e complementares na atenção básica e conta atualmente com 29 modalidades no Sistema Único de Saúde (SUS), que também são recomendadas pela Organização Mundial da Saúde.
“Por isso é importante trazermos o conhecimento sobre essas práticas que estão à nossa disposição e buscar o que a gente se identifica: todas elas vão te ajudar a restabelecer saúde, todas elas vão te ajudar a estabelecer equilíbrio e a harmonia. E o nosso sistema opera em forma de saúde de verdade e podemos ter o nosso melhor ao nosso alcance”, conclui Karina.
A eficácia das práticas integrativas para o aumento da produtividades para times corporativos
Nos últimos anos e principalmente em razão da pandemia, muitas empresas têm recorrido às terapias integrativas para promover maior acolhimento e bem-estar aos seus colaboradores, e por isso, puderam perceber os resultados positivos e que impactam diretamente na produtividade.
Prova disso é o estudo comparativo piloto realizado pela Naomm com a Natura em 2021 e que mostra a eficácia da adoção da modalidade em ambientes corporativos. Para obter os resultados, a startup avaliou dois grupos distintos, um que participou da Jornada Naomm com 3 momentos em grupo e outro que não teve contato com as práticas desenvolvidas no programa. Essa jornada tinha como objetivo promover maior cuidado e acolhimento, como também engajamento e motivação.
Entre os resultados obtidos, o grupo que realizou terapias apresentou uma diminuição de 99% de faltas e atrasos contra apenas 20% dos que não participaram da iniciativa. Já em relação a faltas por motivos de saúde, os resultados são ainda melhores, enquanto há uma diminuição de 87% para os que participaram dos momentos Naomm, houve um aumento de 118% no grupo que não realizou a Jornada.