Decoração x pets: Saiba como evitar que cães e gatos destruam os móveis

Ter um cãozinho ou gatinho em casa é sinônimo de alegria e diversão, mas em alguns casos, esses bichinhos fofos e adoráveis podem deixar os tutores de cabelo em pé. Isso porque basta um descuido para que eles destruam móveis e eletrodomésticos de casa, em especial os sofás e as poltronas.

É fato que, em toda casa que tem um animal doméstico, há pelo menos algum móvel arranhado, não tem jeito. Entretanto, com algumas ações, é possível diminuir a frequência e o tamanho da destruição dos bichinhos.

Uma das principais causas para a destruição dos móveis envolve a parte emocional dos animais. Quando eles estão ansiosos, estressados ou entediados, arranhar ou morder objetos funcionam como formas de aliviar a tensão. Outro causa é o acúmulo de energia, principalmente quando os pets são filhotes.

Para resolver essas questões, é importante que os tutores reservem um tempo todos os dias para brincar com o animalzinho e levá-lo para passear, o que vai ajudar a aliviar a tensão e gastar energia. Caso precise passar longos períodos fora de casa, espalhe brinquedos específicos para os pets pela casa, para que eles possam se distrair.

No caso dos felinos, eles têm a necessidade natural de afiar as unhas, tanto por questões de saúde, quanto por diversão ou para demarcar território. Caso não haja um objeto específico para isso, eles acabam afinando as unhas em qualquer coisa que veem pela frente, principalmente nos móveis estofados.

Felizmente, existem diversas opções de arranhadores para gato no mercado pet. Escolha as opções feitas de sisal, que são mais resistentes e ótimos para afiar as unhas dos gatinhos. Caso queira improvisar, você pode colocar caixas de papelão no chão de casa. Eles adoram!

Ainda sobre arranhador para gato, caso você tenha mais de um, é importante que cada bichinho tenha o próprio arranhador. Como dito anteriormente, afiar as unhas é um ato de demarcação de território, por isso cada um precisa ter o seu.

É importante que os arranhadores estejam na visão do bichinho, e não escondidos. Além do mais, você pode pendurar algum brinquedo para torná-lo chamativo, a fim de atrair a atenção dos bichanos.

Colocou essas dicas em prática, mas o gatinho continua arranhando seu sofá? Você pode higienizar os móveis com um spray específico para afastar o bichinho. Esse produto vai fazer com que o cheiro entranhado nas mobílias arranhadas desapareça, e com isso, o gatinho passe a arranhar menos o móvel. Para os cães, existem produtos que deixam gosto amargo nos móveis e objetos, mas não prejudicam o animal.

Se você tem filhote de cachorro em casa, atente ao crescimento dos dentes. Durante essa fase, a gengiva do cãozinho tende a doer, por isso a necessidade de morder objetos para aliviar o estresse.

Como eles são muitos novinhos para entender, os móveis podem se tornar alvos fáceis. Além disso, assim como os humanos, eles têm a necessidade de descobrir o mundo quando são filhotes e essa ação pode acontecer por meio de mordidas.

Para essas situações, o ideal é comprar mordedores específicos para cães e espalhá-los pela casa. Dê preferência a modelos que chamem a atenção do animalzinho, dessa forma, ele terá outro objeto para morder e se distrair.

Tanto para os gatos quanto para os cachorros, é essencial que o tutor forneça brinquedos diversos e que estimulem os bichinhos. Eles podem ter sons, cheiros específicos e texturas diferentes para atrair a atenção dos pets e fazer com que eles fiquem distraídos.

Além das questões emocionais, os pets não entendem logo de cara que determinada ação é errada. Por isso, tenha paciência! Esteja disposto a dar broncas caso veja seu animalzinho destruindo um móvel, até que ele aprenda que essa é incorreta.

Busque formas educativas de adestrar seu pet para que ele não possa morder ou arranhar os móveis e não castigue seu bichinho com ações violentas. Caso nenhuma dessas dicas funcione, contar com auxílio de um profissional especializado em adestração de pet pode ajudar.

Confira os melhores tecidos para quem tem animal de estimação em casa

Os móveis estofados, principalmente o sofá design e as almofadas, costumam ser os preferidos dos bichinhos de estimação que adoram morder móveis e objetos ou até mesmo fazer xixi. Por isso, para evitar maiores dados, é possível escolher tecidos que sejam mais resistentes às patinhas do pets e fáceis de limpar.

Você sabia que há um tipo de tecido que os gatos adoram arranhar? De acordo com um estudo divulgado em 2019 pelo Grupo de Estudos Científicos da Cão Cidadão (GEC), o tecido chenille é o favorito dos gatos. Por isso, opte por móveis que não tenham esse tecido, por precaução.

Suede

Com alta resistência, toque macio e aveludado, o tecido suede lembra a camurça e tem se tornando cada vez mais utilizado para estofamento de sofás e poltronas. Para quem tem gatos em casa, esse tipo é excelente, pois não puxa fio, ou seja, ele não desfia. Além disso, ele é fácil de limpar e é resistente à umidade.

Couro sintético

Seu pet adora fazer xixi em lugares inapropriados? Caso esse local seja o sofá, almofada ou outro móvel estofado, você pode trocar o tecido pelo couro sintético. Isso porque ele não absorve umidade e odores e também é fácil de limpar. Apesar de parecer rígido à primeira vista, esse tecido é bastante confortável.

Acquablock

Para quem procura um tecido impermeável, a solução é estofar os móveis com o acquablock. Esse tipo de tecido é impermeável, muito resistente e repele a presença de ácaros e fungos, o que aumenta a vida útil do tecido. Além dessas vantagens, ele também é fácil de limpar.

Linho sintético

O linho sintético é confeccionado com fibras naturais, por isso ele é altamente lavável, antialérgico e mais difícil de desfiar. Ele está disponível em três tipos de textura: fino, intermediário e grosso.

Lona 100% algodão

Outro tecido para quem tem animal de estimação em casa é a lona 100% algodão, bastante resistente e que pode ser usada para estofar sofá, poltronas e afins. Por causa da trama grossa, esse tecido diminui as chances de deixar manchas e odor no móvel

Tecido náutico

Muito utilizado para estofar bancos de barcos e lanchas, os tecidos náuticos passaram também a estofar móveis domésticos, principalmente os da área externa. Ele é resistente ao sol e a água, o que facilita a limpeza, evitando manchas e odores. Além disso, o tecido náutico é resistente e dificilmente vai desfiar com as patinhas dos pets.

Sarja

O tecido sarja também pode ser usado para estofar móveis.Com um preço acessível no mercado e bom custo-benefício, ele é fácil de limpar e não retém umidade. Por ter as tramas fechadas, a sarja é mais difícil de ser desfiada.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar