15 dicas para limpar suas semijoias e mantê-las sempre com cara de novas

Conheça as melhores maneiras para prolongar a beleza das suas semijoias

As semijoias são um produto intermediário entre as jóias e a bijuteria, mas isso não quer dizer que elas devem ser facilmente descartadas. Alguns modelos permanecem intactos mesmo após anos de uso — e claro que isso vai depender dos cuidados e qualidade das peças.

Se você não acredita, nós te convidamos a testar aí, na sua casa. Neste artigo, acompanhe 15 dicas de como limpar semijoias prolongando a beleza e a durabilidade das peças.

A falta de limpeza prejudica as semijoias?

Mas antes, é importante responder a uma pergunta recorrente: a falta de limpeza prejudica as semijoias? A resposta simples e rápida é: SIM! As semijoias, sendo de baixa ou alta qualidade, estão sujeitas a sofrer reações químicas, como a oxidação e corrosão, e até mesmo físicas, como arranhões ou amassados. Essas ocorrências interferem diretamente na conservação das peças.

Sendo assim, a falta de limpeza e manutenção fazem com que os acessórios fiquem mais frágeis e percam seu brilho. Os principais motivos que aceleram a deterioração das peças são:

  • Ácido úrico: composto orgânico presente no suor do ser humano que afeta diretamente anéis, colares e pulseiras;
  • Água do mar ou piscina: o cloro e a alta salinidade do mar irá danificar sua peça;
  • Poluição da cidade: a longo prazo a poluição do ar escurece as semijoias;
  • Produtos químicos: a maioria dos compostos químicos, desde produtos de limpeza até cosméticos, causa danos severos;
  • Sujeiras indesejáveis: areia, gordura, entre outros resíduos aceleram o processo de oxidação dos acessórios.
  • Sol: o calor prejudica diretamente a qualidade das peças, resultando em perda do brilho.

Dicas de como lavar semijoias

1. Flanelas secas 

Para limpar semijoias corretamente, você pode optar pelo uso de uma flanela seca para retirar as sujeiras mais grossas, como terra e areia. Dispense o uso de panos robustos para não arranhar a peça.

2. Água e detergente

Se você tem dúvidas de como limpar semijoias com detergente, fique tranquila, é simples. Leve a peça em contato com a água corrente e a esfregue suavemente utilizando uma escova de dentes ou até mesmo um pano com detergente, retirando toda a sujeira.

Após este processo, retire todo o sabão e seque totalmente a peça.

3. Produtos para limpar semijoias

Alguns produtos são indicados para a limpeza e recuperação do brilho de jóias e semijoias. Procure lojas especializadas que ofereçam o material. Para a aplicação, umedeça um algodão com o composto e aplique-o nas peças, elas ficarão lindas novamente.

4. Bicarbonato de sódio

Para quem tem dúvidas de como limpar semijoias com bicarbonato, é fácil. Faça uma mistura pastosa de bicarbonato com água, aplique-o na peça utilizando uma escova de dentes e deixe agir por 5 minutos.

Após isso, é só lavar bem a peça e utilizar uma flanela para polir. Você vai notar uma grande diferença.

5. Pasta de dentes

Para limpar semijoias esverdeadas, basta aplicar pasta de dente na peça, e esfregar utilizando uma escova de cerdas macias. Depois, espere cinco minutos até remover o produto.

Após a remoção, é necessário utilizar uma flanela para realizar o polimento e retirar o aspecto esverdeado da peça. Evite usar pasta de dentes com corantes ou pérolas.

6. Água e sabão de coco

Você também pode utilizar o sabão de coco para uma limpeza completa em sua semijoia. O processo é o mesmo: utilize uma escova de dentes para a aplicação do produto até remover toda a sujeira, em seguida é só secá-las corretamente.

7. Sempre seque após as lavagens

Utilize guardanapos de papel para se certificar de que os acessórios não estão úmidos para serem guardados. Esta ação evita com que a semijoia perca o brilho e oxide quando armazenadas.

8. Mantenha as semijoias longe da água

Conforme mencionado acima, as semijoias expostas aos produtos químicos como o cloro da piscina ou a alta salinidade do mar, ficam fragilizadas e estragam com maior facilidade. Se você quiser nadar, lembre-se de retirá-las antes.

9. Faxina com acessórios? Jamais!

Os produtos químicos utilizados na faxina residencial são fortes o suficiente para deteriorar suas semijoias. Portanto, evite ao máximo fazer uma limpeza utilizando os acessórios pelo corpo.

 10. Cosméticos também são nocivos

Um dos maiores erros que pode prejudicar sua semijoia é aplicar perfumes, desodorantes, cremes, entre outros produtos em cima dos acessórios. Isso pode causar danos irreversíveis.

O certo é usar os cosméticos e esperar pelo menos 5 minutos antes de colocar as peças. Assim, você garante a vida útil de seus acessórios.

 11. Evite usa-las na praia

A praia é um lugar perfeito para deteriorar suas semijoias, seja pelo contato com a areia, maresia, água salgada ou o sol. Todos eles afetam diretamente seus acessórios. Portanto, é uma boa ideia deixá-los em casa.

 12. O armazenamento é importante

Talvez um dos fatores cruciais para manter uma boa aparência de suas semijoias é o armazenamento. Opte sempre por locais secos, longe do sol e livres de poeira, assim elas vão durar bastante.

Uma ótima dica é utilizar saquinhos de veludo.

 13. Cuidado com as quedas

As semijoias são peças frágeis, que riscam ou quebram facilmente quando derrubadas no chão. Tome bastante cuidado para que elas não caiam por descuidos que poderiam ser evitados.

 14. Realize a limpeza com frequência

Mantendo as peças sempre limpas, você evita com que elas sofram com a deterioração e oxidação. Portanto, elas vão durar por mais tempo.

 15. Academia e semijoia? nem pensar

Não é recomendado realizar exercícios físicos utilizando as semijoias. Isso porque o suor que sai do nosso corpo tem uma grande concentração de ácido úrico, escurecendo as peças rapidamente.

Outro fator crucial que garante a longevidade de suas semijoias é optar por peças de alta qualidade. Elas além de duráveis, também são mais bonitas e brilhantes.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar