Responsabilidade desde cedo: projeto escolar instiga estudantes a empreenderem para custearem atividade artística

Alunos criaram um brechó online com o objetivo de arrecadar fundos para peça de teatro encenada pelos próprios estudantes

A responsabilidade é uma qualidade que toda pessoa deve ter para enfrentar com autonomia e resiliência às adversidades da vida. Entretanto, ensinar a responsabilidade é um grande desafio para os pais e cuidadores, pois é algo que deve ser desenvolvido e não simplesmente ensinado em teoria.

“Simplesmente dizer para uma criança que ela deve ser responsável não é suficiente para que ela adquira esta característica, deve-se dar autonomia de forma assistida e ajudá-la a mensurar os resultados obtidos a partir de suas atitudes” afirma Lucas de Briquez, CEO da Asas Educação e Diretor Administrativo da Teia Multicultural, uma escola que tem como foco desenvolver soft skills dos alunos.

Na instituição Teia Multicultural, localizada em São Paulo, são propostos projetos interdisciplinares que desenvolvem a criatividade e o senso empreendedor para solucionarem desafios.

Em 2021, um desafio dos alunos foi a necessidade da aquisição de figurinos para sua apresentação de teatro de final de ano, o problema era que não tinham recursos financeiros para adquirirem as roupas. De forma coletiva, os adolescentes elaboraram a solução: abriram um brechó online, para que com o dinheiro arrecadado pudessem custear seus figurinos.

Georgya Corrêa, Idealizadora e Diretora Pedagógica da Teia Multicultural e Diretora Pedagógica da Asas Educação, explica que os projetos interdisciplinares promovem aprendizado e diversão aos alunos: “quando as crianças são estimuladas a lidarem com suas responsabilidades de forma saudável elas desenvolvem naturalmente a habilidade de esforçarem-se pela realização de seus próprios objetivos. Isso é fundamental para termos uma sociedade composta por jovens conscientes e resilientes”, constata a especialista em pedagogia.

 

Somos uma escola que atende alunos desde o berçário até o último ano do ensino médio, abrangendo então, todos os segmentos educacionais. Iniciamos em 2020 nosso projeto Teia We, onde atenderemos jovens que passarão por um processo de autodescoberta em busca de sua adequação ao mundo adulto. Também oferecemos processos de formação para professores e estamos desenvolvendo uma linha de cursos para mães e pais.

Qual é o nosso diferencial?

Trabalhamos todos os conteúdos propostos pelo MEC de forma divertida, significativa e experiencial, utilizando como principal ferramenta a Arte e tendo como principal abordagem o Autoconhecimento. Somos uma escola integral, no sentido da compreensão do ser humano integral, desenvolvendo não só seu sistema cognitivo, como suas diversas inteligências, potencialidades, bem como sua saúde física e emocional.

Como aplicamos nossas práticas pedagógicas?

Desenvolvemos uma técnica na qual, em nossos planejamentos semestrais, criamos diferentes projetos artísticos e vinculamos os conteúdos da BNCC ao seu desenvolvimento (seja em sua produção ou investigação da temática proposta). Todos os nossos educadores passam por um processo próprio de formação, onde aprendem a sistematizar esses projetos e aplicá-los dentro de nossa abordagem, tendo acompanhamento semanal da coordenação e direção em nossas reuniões pedagógicas.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar