Ninfoplastia: tudo sobre a cirurgia plástica dos pequenos lábios

*Por Rodrigo Ferrarese

Ninfoplastia, ou plástica dos pequenos lábios, é uma cirurgia realizada em pacientes que não estão felizes com a aparência de seus pequenos lábios, seja pelo tamanho excessivo (hipertrofia) ou por uma assimetria (quando um pequeno lábio é diferente do outro).

Há ainda casos nos quais a paciente relata dor durante a penetração. Isso acontece devido à invaginação dos pequenos lábios com a entrada do pênis, podendo acontecer também quando utilizam alguma roupa mais justa ou apertada.

Existe um tamanho “padrão” para os pequenos lábios?

A literatura médica não estabeleceu um “padrão” estético para essa parte do corpo. Sua forma e tamanho são preferências inteiramente pessoais e isso deve ser considerado para a ninfoplastia. As mulheres geralmente preferem que pouco ou nenhum dos pequenos lábios sejam visíveis quando estão de pé. As pacientes também tendem a optar por lábios menores não mais longos do que os lábios maiores.

Como é feita a ninfoplastia?

O procedimento cirúrgico, também chamado de labioplastia, normalmente é realizado em ambiente hospitalar, com raquianestesia ou anestesia local e sedação, a depender de cada caso. O procedimento costuma durar de 30 a 75 minutos, de acordo com a correção necessária.

A recuperação é relativamente simples e rápida, com retorno às atividades de rotina em aproximadamente de 10 a 15 dias. Apenas a relação sexual que precisará aguardar um pouco mais para ocorrer, sendo liberada de 30 a 40 dias após a ninfoplastia.

Como em qualquer cirurgia, a ninfoplastia pode ser associada a riscos. No entanto, tratam-se de riscos menores de sangramento e infecção pós-operatória.

Em geral, a sensação na genitália não é alterada após a cirurgia. Ao retomar a atividade sexual, certas mulheres podem sentir sensibilidade temporária durante a penetração.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar