Por que vestimos preto? Descubra as diferentes cores do luto ao redor do mundo
Roxo, amarelo e vermelho também representam o luto em países de outros continentes
A morte de uma pessoa querida é um trauma que todo mundo passa em algum momento da vida. Com a chegada da pandemia ao Brasil, no início de 2020, infelizmente essa realidade se tornou mais comum para grande parte da população.
Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, o País contabiliza mais de 600 mil óbitos em decorrência da Covid-19. Significa que 600 mil famílias, só no território nacional, se vestiram de preto e choraram a partida de algum ente querido.
Nesse período de luto, o uso de cor preta no Brasil e na maior parte do mundo ocidental é muito comum, principalmente durante os rituais de despedida, como velório e sepultamento. Mas por que usamos essa cor para simbolizar o momento de perda?
A cor preta como símbolo do luto no Ocidente
Na cultura do Ocidente, há um conjunto de pequenas convenções de etiquetas e comportamentos criado para ajudar amigos e familiares enlutados a lidarem com um momento tão sensível. Embora não seja uma regra, há um consenso de que a cor preta representa o luto nessa região, que inclui o Brasil.
Segundo uma publicação da Laços para Sempre, e-commerce especializado na entrega de coroa de flores, os costumes relacionados ao luto sempre foram muito severos na história ocidental. Um exemplo é o que ocorria com as viúvas da Europa Ocidental da Era Vitoriana, em meados do século 19.
Historiadores relatam que essas mulheres precisavam vestir-se totalmente de preto durante dois anos. Entre as vestimentas, elas também deveriam usar outras peças da mesma cor, como lenços, luvas e sombrinhas.
Já segundo a jornalista e pesquisadora Agda Aquino, o preto como cor do luto nas culturas ocidentais surgiu no contexto dos povos romanos, que utilizavam uma espécie de toga preta básica nessas ocasiões. O mesmo costume foi adotado posteriormente pela igreja católica.
Outras cores que simbolizam o luto ao redor do mundo
“Mas se engana quem pensa que é assim por toda parte”, afirma Agda em artigo publicado no Jornal da Paraíba. “As cores das roupas usadas no luto variam muito em diferentes lugares”, comenta ela, que à época da publicação era mestranda em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pesquisava assuntos associados à moda.
Ela informa que o branco, em algumas culturas orientais, como a indiana, por exemplo, é a cor que representa o processo de luto e a qual evoca o silêncio como expressão. Uma das novelas da TV Globo, chamada “Caminho das Índias”, mostrou um pouco dessa prática.
Mas a diversificação continua mundo afora. Ainda de acordo com a especialista, no Egito o uso da cor amarela é muito comum, por ser o tom das folhas secas. Já na Tailândia, a tonalidade é roxa, enquanto no Irã se usa azul.
Simbolizando a cor do céu, para onde vão as pessoas falecidas, o azul celeste é a cor utilizada na Síria. Na África do Sul, por sua vez, é o vermelho que representa o momento marcado pela perda de um membro da comunidade.
Ou seja, não é só a cor preta que simboliza o luto ao redor do mundo, como expressão de um período repleto de dor, tristeza e sofrimento. Mas de acordo com a Agda, no próprio Brasil outras cores têm ganhado espaço também, como o branco, utilizado normalmente em casos de mortes violentas, para transmitir a mensagem de paz.