Maltodextrina: serve para quê? Faz mal? Saiba tudo sobre o suplemento

O Carboidrato é indicado para potencializar os efeitos do treino de atletas de alta performance, explica nutricionista Dani Borges

Quem pratica esportes que exigem energia de forma rápida, tais como musculação, corrida, ou qualquer outra atividade física de condicionamento físico de alta performance, pode se beneficiar da maltodextrina, um suplemento energético que serve para potencializar os efeitos da atividade física. A matéria prima deste carboidrato deriva principalmente da batata, milho, mandioca e arroz.

Como a maltodextrina age no organismo? “Após ser ingerido, esse suplemento serve como combustível para o nosso corpo, fornecendo energia de maneira rápida para atividades físicas intensas, como musculação ou corrida, por exemplo. Outro benefício é melhorar a absorção de aminoácidos (proteínas) para ajudar na construção muscular”, explica a educadora física e nutricionista Dani Borges.

A maltodextrina é absorvida de forma rápida pelo nosso organismo, dessa forma é contraindicada para quem sofre de diabetes: “sua rápida absorção funciona como se fosse um açúcar. Portanto este suplemento não faz mal, porém é contraindicado para pessoas que sofrem de diabetes ou tenham já predisposição à resistência periférica à insulina”, afirma a nutricionista Dani Borges.

“Por isso, antes de iniciar qualquer suplementação, consulte um nutricionista para que ele indique qual é o melhor suplemento para você”, adverte Dani Borges. Iniciar suplementação sem consulta prévia de um profissional de nutrição pode provocar malefícios para a saúde ou até mesmo dificultar que você alcance o seu objetivo físico.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar