Mitos e Verdades sobre empreender no mercado da beleza
O mercado da beleza foi um dos setores que mais sofreram durante a pandemia, pois tiveram que fechar as portas em 2020 e em 2021; empreendedor do ramo esclarece as principais dúvidas sobre o tema e conta como driblou a pandemia por meio de uma parceria com o Lady Driver
Durante a pandemia, o setor de beleza sofreu diversas oscilações. Para se ter ideia, segundo estimativas da Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB), mais de 357 mil salões no país já foram à falência desde o início da pandemia. Entretanto, esse mercado no Brasil teve um bom crescimento durante o ano anterior à pandemia, em 2019, atingindo um faturamento de 29,62 bilhões de dólares, de acordo com dados da Euromonitor. Além disso, segundo uma previsão da Goldstein Research, espera-se que o setor tenha uma taxa composta anual de crescimento de 4,76% até 2023.
De acordo com Luiz Ferraz, fundador do centro de beleza, estética e clínica médica DUO+, dentro deste cenário, um dos maiores desafios foi a incerteza de quando poderiam atender de portas abertas novamente. “Tivemos que fechar as portas em 2020, com o início da pandemia, e quando achávamos que já estaria tudo certo, veio a segunda onda em 2021 – que ficamos quase três meses sem funcionar. Como plano de contingência urgente, criamos a campanha de ‘Salão na Sua Casa’, onde levamos a nossa equipe com todo o protocolo de segurança até a casa dos clientes”, comenta o empresário.
Abaixo, Luiz esclarece alguns mitos e verdades para quem deseja mergulhar de cabeça neste setor. Confira:
Nesse ramo, os profissionais precisam estar alinhados com a gerência do salão.
VERDADE. “Um ponto essencial é saber formatar uma equipe que realmente esteja ali com você, faça parte do seu sonho, que seja um fã do seu trabalho, do estabelecimento e da marca. Quando começamos a cultivar isso, escalamos o negócio, o que traz uma grande satisfação. Temos que encontrar pessoas que façam sentido com a empresa e vice-versa”, comenta Luiz.
É preciso ter sacadas para casos de emergência.
VERDADE. “Esse ponto é importante em qualquer setor. A pandemia nos mostrou que precisamos estar preparados para qualquer imprevisto e saber arranjar formas de driblar uma possível crise. Aqui na DUO+, firmamos uma parceria com a equipe da Lady Driver, na qual as motoristas pegavam os nossos profissionais nos salões e levavam com segurança até a casa do cliente. Para esse plano, também conseguimos lavatórios portáteis e todo pagamento era realizado de forma remota. Atendemos nossos clientes sem perder a demanda, sem dizer não e sem correr riscos de saúde. Foi o momento de nos reinventar”, exemplifica Luiz.
Não precisa se preocupar com a margem líquida.
MITO. “Um dos erros mais comuns nos salões de beleza e clínicas médicas, é o empresário não conseguir entender a margem líquida que ele tem de cada serviço ofertado. Se ele nao conhece o que esta tendo de lucro, comeca a criar um buraco negro na estrutura. Cada empresário deve olhar para isso. É muito comum encontrarmos salões fazendo promoções, mas isso nem sempre é a saída, pois podem acabar gastando mais produtos, energia, material descartável, vendo a receita entrar. O que importa é quanto fica no bolso do dono e dos colaboradores, é necessário saber analisar o lucro”, complementa o especialista.
O setor de beleza não requer muitas atualizações
MITO. “A minha maior dica é saber ter humildade e temos que ter uma constante busca pelo conhecimento – técnico e administrativo. Precisamos buscar algo que vá de fato agregar para a sua empresa, seu crescimento, quando entender essa necessidade, vai evoluir profissionalmente e como pessoa”, aconselha.
É um setor que pode ser aproveitado mundialmente
VERDADE. “O maior benefício de empreender no setor da beleza é o tamanho das possibilidades que existem, é um serviço essencial, necessário mundialmente em qualquer lugar. Para o empresário e prestador de serviços, como cabeleireiro e manicure, é necessário conhecer pessoas diferentes de todos os lugares do mundo. Esse sempre foi o ponto principal de fazer meus olhos brilharem pelo setor. Meu modelo de negócio funciona em qualquer lugar, até por isso que temos duas unidades nos bairros mais procurados em São Paulo, além de estarmos inaugurando uma terceira unidade no Acre”, finaliza Luiz.