Tendência de fim de ano aponta para presentes personalizáveis de lifestyle e moda

Destaque no ramo de acessórios customizáveis, Gocase prevê aumento de 14% nas vendas de fim de ano

Com a chegada do final de ano, os brasileiros começam a planejar como usar o dinheiro extra do 13º salário e isso inclui as compras de presentes de Natal, amigo-secreto e confraternização, que ocupam uma parte do orçamento nessa época. A tendência de aquecimento do varejo segue até o Natal, com a procura de itens presenteáveis para a família e amigos.

Essa busca começa pelo menos duas semanas antes do Natal, conforme dados da consultoria de marketing Criteo. Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, realizada em outubro, aponta que 77% dos consumidores pretendem comprar pelo menos quatro ou cinco produtos para presentear pessoas próximas no Natal. Cerca de 45% dos presentes serão comprados on-line.

Marcas que acompanham tendências de moda e lifestyle, como a Gocase, já vêm experimentando o incremento. O coordenador de marketing da marca, Aigon Pinho, explica que novembro e dezembro representam 26% do faturamento anual e que, este ano, é esperada maior expansão. “Nossa expectativa para o final de 2021 é crescermos 14% em comparação aos dois últimos meses do ano passado”, ressalta.

Lifestyle em alta

As companhias têm percebido que precisam investir em itens presenteáveis para entrar no gosto dos consumidores neste fim de ano. Aquelas que já têm esse perfil saem na frente no momento. A Gocase, uma das maiores varejistas de acessórios para celular e lifestyle do país, vem ocupando esse nicho, com produtos que vão de cases para smartphones a necessaires personalizáveis.

“A Gocase tem sido muito buscada pelos consumidores como opção para presente e, muitas vezes, é a escolha certa, porque além de produtos personalizados – que possibilitam deixar o presente totalmente exclusivo – ainda tem a variedade de estampas, que permite escolher aquela que é a cara da pessoa que será presenteada”, observa Aigon Pinho.

De acordo com pesquisa global do Pinterest, em agosto deste ano as buscas por itens relacionados a presentes e festas de fim de ano já estavam 43 vezes maiores do que no mesmo período de 2020, mostrando a expectativa das pessoas para o Natal de 2021. Além disso, a rede social também apontou que oito em cada 10 pessoas consideram a rede social uma boa fonte de ideias para presentes.

Entre as buscas mais frequentes na rede estão as relacionadas com moda e lifestyle. Acessórios de estilo gótico, itens de couro, looks retrô e produtos de glamour também estão no gosto dos consumidores, além de estética terrosa e minimalismo. Levantamento do UOL mostra que moda e acessórios foram os itens preferidos de 27% dos consumidores na última Black Friday.

Por meio de análise constante sobre as tendências, a Gocase busca oferecer aos consumidores estampas delicadas, com desenhos em renda, cases de couro personalizáveis, produtos de temas retrô e acessórios com efeito glitter. As coleções disponíveis apresentam ainda centenas de estampas em tons florais e pastel, bem como motivos minimalistas em lineart, com possibilidade de personalização.

“É fundamental estarmos sempre alinhados com o que está sendo buscado pelo consumidor. Quem não acompanha as tendências fica para trás, pois é preciso se pautar no que é desejo e relevante, naquele momento, para o mercado. Somos focados em estampas e conseguimos liberar novidades todos os dias. No momento que vemos alguma tendência chegando forte, criamos, lançamos e liberamos na comunicação. Isso faz com que sejamos vistos como marca antenada, rápida e desejada”, considera Aigon.

Consumidor engajado

Além da tradicional preocupação com o estilo de um produto presenteável, o consumidor atualmente está mais engajado com marcas que possuem ações de sustentabilidade. Pesquisa do Capterra ressalta que sete em cada 10 consumidores afirmam que as ações sustentáveis de uma empresa influenciam o consumo de seus produtos. Além disso, medidas voltadas para a responsabilidade continuam em alta no final do ano.

Este ano a Gocase investiu em produtos como a case reciclada, que traz de volta à linha de produção todo o plástico que seria descartado no meio ambiente, evitando o desperdício. Por meio das vendas, a empresa vem plantando árvores na Amazônia, em parceria com a ONG internacional One Tree Planted. Além disso, a marca também aumentou a quantidade de produtos da campanha Go For Good, cujas vendas beneficiam 14 ONGs de vários locais do Brasil.

As embalagens também têm sido uma preocupação dos consumidores, para diminuir o impacto no meio ambiente. Por isso, a Gocase mudou todas as suas embalagens para materiais 100% biodegradáveis, usando a cana-de-açúcar como matéria-prima. A companhia também faz parte da eureciclo desde 2019, projeto que certifica a logística reversa de embalagens pós-consumo, gerando incentivos para elevar as taxas de reciclagem no Brasil.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar