66% dos Brasileiros adoratam nova rotina de autocuidado

Pesquisa da Opinion Box para a Flora revela que brasileiro intensificou seus hábitos de beleza. Diferenças regionais e estações do ano também impactam na rotina de cuidados.

Segundo dados da pesquisa realizada pela startup Opinion Box exclusivamente para a Flora, indústria de bens de consumo detentora das marcas Francis, Albany e Phytoderm, hoje o brasileiro dá mais importância para o autocuidado. Realizada entre agosto e setembro deste ano, a pesquisa aponta que o comportamento do consumidor também mudou após esse segundo ano da pandemia. De acordo com o estudo, que entrevistou 449 homens e 672 mulheres acima de 16 anos de todas as regiões do país, cerca de 66% das pessoas adotaram uma nova rotina de autocuidado.

O interessante é que, ao serem questionadas sobre o autocuidado em beleza, 80% das mulheres responderam que se preocupam em beber água e 61% mencionaram a hidratação corporal; entre os demais hábitos reportados estão uso de máscaras faciais (45%), banhos de sol (32%), rotina de skincare (30%) e banhos relaxantes (25%). No caso dos homens, o comportamento é parecido, com 79% mencionando beber água, 44% hidratação corporal, 26% máscaras faciais, 38% banhos de sol e 27% banhos relaxantes.

Quando o assunto é cuidar do corpo como um todo, a hidratação intensa é a característica mais procurada em um produto: 76% dos pesquisados apontou essa prioridade, mencionando também proteção solar (62%), rendimento (54%) e perfumação (53%).

Para 60% dos brasileiros, os hábitos de cuidados com a pele mudam em cada estação do ano. No verão, proteger do sol é a preocupação central; no inverno, o ressecamento da pele é o mais combatido. No ano inteiro, a hidratação da pele é um benefício buscado.

Nos dados da pesquisa sobre cuidados faciais, o skincare simples ainda é o mais incorporado no dia a dia, tendo 53% dos entrevistados indicando realizar apenas a limpeza clássica com hidratação e proteção solar. E a diferença de cuidados entre o público feminino e masculino não difere tanto, contrariando os estereótipos. Apesar de ¼ dos homens não terem uma rotina com a pele, metade deles apontou realizar uma skincare básica e 25% deles apontaram realizar uma rotina completa. A quantidade de mulheres que se dedicam a cuidar da pele ainda é maior, com 28% delas indicando ter uma rotina completa, 55% realizam uma rotina simples e apenas 17% responderam não manter o hábito.

Regionalmente, os nordestinos são os que mais cuidam da pele, com 49% dos entrevistados indicando realizar uma rotina completa. Os sulistas, em contrapartida, são os menos preocupados, com apenas 38% dos respondentes tendo o hábito de cuidado mais completo. Em um comparativo entre as gerações analisadas na pesquisa, GenZ, Millennials, GenX e BabyBoomers, os Millennials são os maiores entusiastas, com 30% deles apontando ter um regime completo de cuidados com a pele. Já os GenZ se equiparam com os GenX e BabyBoomers, com cerca de 25% dos entrevistados dando essa atenção completa para a pele.

“Os cuidados com a pele ganharam relevância para boa parte das pessoas depois de termos passado mais tempo dentro de casa. Vale reforçar que, para ter resultado, é necessário se tornar um hábito. Por isso, é essencial que o público mantenha os hábitos mesmo com a volta da rotina para preservar a pele do corpo e também do rosto”, destaca a farmacêutica e bioquímica Bárbara Bruno, responsável pela marca Francis, que tem uma linha de óleos corporais e sabonetes hidratantes, além dos tradicionais perfumados.

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