Robô colaborativo para implante de prótese de joelho completa um ano no Brasil e se aproxima de 300 cirurgias realizadas

Presente em oito hospitais e seis estados brasileiros, o ROSA® Knee System é um sistema robótico projetado para ajudar os cirurgiões a otimizar a precisão e a eficiência de uma cirurgia de substituição total do joelho

Considerada uma doença degenerativa, que acomete as articulações, especialmente as do joelho, gerando desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas, a artrose já atinge mais de 15 milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde. Entre a população jovem adulta, na faixa dos 30 anos de idade, o crescente número de casos chama ainda mais atenção, já que 20% desses indivíduos foram diagnosticados com artrose até 2017, de acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Uma doença que, em níveis mais severos e avançados, só pode ser revertida por meio da substituição total da articulação do joelho por próteses ortopédicas (artroplastia).

E foi a partir de uma análise deste cenário crítico e de como poderia contribuir para a reabilitação dos pacientes do Brasil, que a Zimmer Biomet, empresa multinacional americana e líder global em saúde musculoesquelética, trouxe ao país o Rosa® Knee System há exatamente um ano. Atualmente presente em oito hospitais e seis estados brasileiros – São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro – próximo de alcançar a marca de 300 cirurgias realizadas com sucesso, o Rosa® é um sistema robótico colaborativo, projetado para ajudar os cirurgiões a otimizarem a precisão e a eficiência do planejamento e execução de uma cirurgia de substituição total do joelho.

Segundo Dr. Marco Demange, ortopedista especialista em cirurgia de joelho e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), a cirurgia de joelho bem-sucedida depende da habilidade do cirurgião, da qualidade da prótese, da qualificação e preparo do hospital e dos instrumentais que serão utilizados. “A partir de um alinhamento mais preciso, o Rosa® Knee tem permitido a eficiência de instrumentos e processos, o que reflete diretamente na recuperação da mobilidade e da qualidade de vida do paciente. Além disso, o sistema permite que o cirurgião seja menos agressivo na cirurgia em relação às exposições, o que também contribui para um tempo de recuperação menor. Em algumas semanas o paciente está andando de maneira natural e normal”, destaca.

O Brasil foi um dos primeiros países da América Latina a oferecer aos pacientes o acesso a um inovador sistema de robótica para uso em cirurgia de implante de prótese de joelho. E de acordo com o compromisso estabelecido pela Zimmer Biomet, em liderar a indústria ao trazer soluções diferenciadas e holísticas para o mercado, que atendam às necessidades de seus clientes e pacientes, este é apenas o começo de um grande plano de expansão. “O Rosa® Knee tem participado de estudos em todo o mundo e os resultados demonstram a eficiência que o sistema oferece em modo colaborativo. Fomos os primeiros a chegar ao Brasil e nosso propósito é fazer com que o país se torne uma das referências mundiais em cirurgias do joelho, com o auxílio das nossas soluções. Por isso, seguimos trabalhando para levar o Rosa® aos demais estados, em um futuro breve”, conclui Thais Carneiro Martins, gerente de produtos da Zimmer Biomet Brasil.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar