Obras independentes são indicadas ao prêmio Jabuti 2021

Na lista de finalistas do mais tradicional prêmio literário do Brasil estão presentes três autores independentes

Foi divulgado na terça-feira (16) os finalistas do Prêmio Jabuti 2021. Na categoria Ciência, um dos indicados é o livro “Guia do pesquisador iniciante: prepare-se para ser um bom pesquisador conhecendo o meio científico“, escrito por Renato Falcão Dantas e publicado no Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação da América Latina. Além dele, outras duas obras independentes também estão presentes nas listas dos indicados da categoria História em Quadrinho e Projeto Gráfico.

O livro aborda princípios essenciais como a relação entre orientador e orientado, aprendizado do método científico e o papel de cada membro dentro de um grupo de pesquisa. Além disso, fornece aos pesquisadores iniciantes diversas orientações a respeito da composição de artigos científicos, projetos de pesquisa, dissertações e teses.

Para o autor, a decisão por se autopublicar foi essencial para essa conquista. “É uma honra poder estar entre os cinco finalistas na categoria ciência desse prêmio tão importante para a literatura, ainda mais por se tratar de uma obra independente. Ter apostado na autopublicação foi fundamental para conseguir esse feito e, principalmente, compartilhar amplamente estes conhecimentos de maneira muito prática aos jovens cientistas”, comenta Renato.

A autopublicação tem se tornado cada vez mais importante para o mercado de literatura brasileira por democratizar a publicação de obras e viabilizar acesso às mesmas, ampliando  conhecimento sobre os mais variados assuntos. “O prêmio Jabuti é de longe o prêmio de maior prestígio da América Latina e um dos mais relevantes do mundo. Ter entre os finalistas livros de autores independentes é de extrema importância e reforça como a autopublicação tem se tornado fundamental ao mercado”, diz Ricardo Almeida, CEO do Clube de Autores. “A tendência é termos cada vez mais obras independentes sendo indicadas ao Jabuti. Em 2020, foram dois finalistas e neste ano já são três títulos em categorias diferentes concorrendo ao prêmio”, continua.

Não é de hoje que o modelo vem sendo a opção de muitos escritores brasileiros que desejam publicar sua obra. Só o Clube de Autores representa hoje 27% de todos os livros publicados no Brasil e desde setembro, cerca de 60 títulos estão sendo lançados na plataforma diariamente, antes essa média era de 40. Em seu último levantamento nacional, realizado em  julho de 2021, foram registrados, no total, 57 mil autores e 72 mil títulos publicados na plataforma.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar