Turismo Genealógico – uma novidade para quem busca resgatar sua história

Imagine participar de uma experiência que mistura Turismo e História? Agora, imagine se esta história for sobre suas origens e seus antepassados? É assim que funciona o Turismo Genealógico, nicho do Turismo Cultural que funciona como uma oportunidade de resgate de origens e descoberta de laços com antepassados e pessoas que fazem parte da construção de quem somos. “A ideia surgiu de uma demanda de descendentes que sentem vontade de conhecer sua terra de origem – a Itália -, sobre a qual sempre ouviram falar por meio de histórias de seus pais e avós. A viagem de retorno é fundamental para descobrir essas raízes”, afirma Catia Dal Molin, Mestre em História e fundadora do projeto Gens Turismo Genealógico Itália (https://www.gens-tg.com/).

Catia faz parte do grupo histórico Le Arti per Via, de Bassano del Grappa, em Vicenza, na Itália, e há muitos anos é empenhada em divulgar a história e a cultura dos seus antepassados. Segunda ela, o objetivo da novidade é proporcionar uma experiência emocionante e plena de memórias, registros, fatos e informações que, certamente, surpreenderão os ítalo-descendentes por meio de um programa único e personalizado que toca todos os sentidos para fazer da viagem das origens uma experiência marcante. A partida ocorre da cidade onde nasceu o antepassado, vivendo plenamente a cultura local de acordo com as exigências e as expectativas de cada cliente. “Repercorrendo os lugares dos nossos nonnos, reconstruímos nossa essência e, certamente, por meio do Turismo Genealógico, o turista descobre algo que o pertence, suas memórias afetivas, suas raízes e a história da sua família e dos seus antepassados”, completa.

Na parceria, a empresa Ser Italiano, que há quase 10 anos oferecendo serviços relacionados ao processo de reconhecimento da Cidadania Italiana, fica responsável por fazer a pesquisa sobre os antepassados da família, descobrindo as origens e costumes da época.“Com nosso trabalho, é possível resgatar as raízes e, junto à Gens, montar um roteiro de atrações que proporcionam ao descendente uma imersão na cultura italiana e uma experiência única “, afirma Patricia Mora, proprietária da Ser Italiano.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar