Biomimética, macrotendência forte no universo dos cosméticos

Macrotendência forte no universo dos cosméticos, a biomimética tem como ponto de partida, utilizar ingredientes que possuem uma estrutura molecular ‘semelhante ou idêntica à natureza’, e que por serem compatíveis com o organismo humano, são melhor assimilados e absorvidos naturalmente na pele e nos cabelos. Essa tecnologia tem demonstrado grande impacto social e econômico, além é claro, do impacto sustentável para a produção de produtos.

Com cada vez mais espaço no mix de produtos de empresas de todo o mundo, o conceito está em criar produtos que contenham ativos/ingredientes biologicamente idênticos aos componentes da pele ou perfeitamente compatíveis com ela e, deste modo, não extrair elementos da natureza, mas aprender com ela, imitando com a ajuda da ciência seus modelos, sistema, processos e elementos para solucionar problemas/demandas.

Embora toda área cosmética venha utilizando este recurso, a categoria de skin care é a que utiliza de forma mais ampla, com número maior de lançamentos em produtos faciais, principalmente focados em mecanismos anti-ageing. Os cuidados com cabelo também têm ganhado cada vez mais produtos neste segmento, influenciado por uma outra grande tendência que é a migração de ativos do skin para o hair care.

Dentro deste cenário, a Provital empresa espanhola com mais de 40 anos, especializada na produção de ativos naturais e que tem grande parte de ativos dedicados a essa tecnologia em seu vasto portfólio, conta com mais de 500 referências de plantas medicinais e cuida da parte do desenvolvimento de ativos e ingredientes x benefícios deles nos produtos finais, inclusive dentro desta tendência.

Entre os destaques estão dois exemplos de ativos biomiméticos que a empresa tem trabalhado com foco para entregar essa tendência em tecnologia:

  • Hydrafence: (Skin Care) Proveniente de algas e do amido do arroz (peptídeos), entrega até 120 horas de hidratação;
  • Keranutri: (Hair Care) Proveniente da alfarroba e de hidrolisados da soja, que atuam em córtex da fibra capilar trazem maior força, redensificam o volume e ainda aumentam o calibre dos fios.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar