Com faturamento anual que ultrapassa 70 bilhões de dólares, setor de bem-estar sexual cresce com produtos produzidos com ingredientes brasileiros
De acordo com a Allied Market Research, só em 2020, a venda global de produtos de sexual wellness cresceu 4%
De acordo com um estudo feito pela Conecta, 20% das brasileiras não sabem o que é o ressecamento vaginal e 68% conhecem pouco sobre o assunto. Além disso, 17% das entrevistadas afirmam que não sabem o que pode causar o problema e no caso daquelas que já sentiram ressecamento vaginal, 76% disseram que o problema afetou a vida amorosa e sexual. A falta de conhecimento das consumidoras sobre assuntos relacionados aos cuidados com o corpo e os órgãos sexuais, e a ausência de produtos voltados especificamente para esse tipo de problema, fez com que nos últimos anos um movimento ganhasse força e as prateleiras das principais redes de varejo do país.
Conhecido como sexual wellness, ou bem estar sexual, o objetivo do movimento é mostrar a importância de cuidar do próprio corpo e descobrir diferentes formas de prazer no intuito de alcançar uma vida mais saudável e plena. De acordo com a Allied Market Research, só em 2020, a venda global de produtos de sexual wellness cresceu 4% e movimentou mais de 78 bilhões de dólares. “As pessoas precisam ter acesso às informações, e muitas vezes as questões sexuais são deixadas de lado, meu maior foco é conseguir levar conhecimento e aprendizagem por meio do bem estar sexual”, explica Stephanie Seitz, diretora da marca de cosméticos INTT.
Fundada em 2007, a marca sempre buscou investir em produtos diferenciados, como cosméticos veganos e até lubrificantes com cannabis. Mas, percebendo que o movimento de bem estar sexual estava conquistando cada vez mais adeptos, a empresa decidiu lançar neste ano uma linha exclusiva batizada de INTT Wellness. Os produtos dessa linha são produzidos com ingredientes tipicamente brasileiros como o Jambu, que é uma planta típica do estado Pará, que se aplicado da maneira correta nos cosméticos íntimos proporciona uma sensação de vibração.
“Nosso objetivo foi pensar em produtos unissex como uma forma de inclusão e disponibilizar um catálogo variado que inclui sabonetes íntimos, esfoliante pélvicos e estimuladores clitorianos”, ressalta Stephanie. A marca também decidiu apostar em um design mais minimalista e com cores claras, com o objetivo de afastar o estigma de apelação dos produtos de cuidados para o corpo e bem estar sexual. Os modelos escolhidos na campanha de lançamento da linha também exaltam o corpo livre e a diversidade do Brasil.
“Muita gente não faz ideia de que a vagina não precisa de limpeza e sim a vulva, que é a parte externa dos órgãos genitais e que precisa de um cuidado especial no banho com sabonetes próprios para sua higienização, então queremos mostrar que um hábito simples, mas, até então, pouco praticado, pode mudar as relações sexuais e até a saúde das pessoas”, diz a empreendedora. A linha lançada em outubro possui oito produtos no total, focados em três pilares importantes: autoestima, autocuidado e autoconhecimento.
O objetivo da INTT com esse lançamento é atender um novo público que busca opções no mercado de produtos mais conscientes, veganos, livres de petrolato e crueldade animal, e que possibilite que os consumidores descubram o próprio corpo, novas formas de prazer e a importância dos cuidados com todas as partes do corpo. “Nos últimos anos, o cuidado com a pele do rosto, conhecido como skincare, ganhou muitos adeptos, então nós queremos mostrar que é importante cuidar da região intima também com produtos específicos para ela”, finaliza Stephanie.