Aprenda a testar a elasticidade natural dos seus cabelos

A tricologista Viviane Coutinho explica a importância da elasticidade dos fios

A elasticidade é um dos itens mais importantes na avaliação dos cabelos. Esse elemento se refere a capacidade do cabelo de se esticar e contrair. Fios com pouca elasticidade apresentam-se quebradiços, podendo ser consequência de diversos fatores, como processos químicos, sol, vento, inflamações no couro cabeludo, etc.
Para a tricologista e docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), Viviane Coutinho, a elasticidade dos cabelos é importante, pois promove a integridade dos fios e evita que se quebrem com facilidade, durante a escovação e manipulação do cabelo. Ela ressalta ainda, como fazer o teste para analisar como está a elasticidade natural dos seus fios.
“Faça um teste pegando um fio de cabelo. Tente puxá-lo levemente, antes que quebre por conta da força. Se seu cabelo quebra rapidamente, ele está sem força e elasticidade; caso quando você puxa o fio, ele até estica, mas não volta ao estado normal ele precisa ser reconstruído; mas, se o fio após ser puxado,  volta a forma original e não quebra, é sinal de que ele está saudável!”, explica.
Viviane salienta que após o teste nos cabelos é possível fazer uma análise, e através de tratamentos específicos, devolver a elasticidade aos fios.
“Saber como está a elasticidade das madeixas e reparar que o cabelo precisa de ajuda, o método que recomendo é criar um cronograma capilar, para cuidar dos fios. Quando o fio se mostrar com resistência, mas depois se parte, você pode fazer uma nutrição e hidratação, utilizando óleos e máscaras. Já se o fio estica, mas não volta ao estado normal, os cabelos precisam de reconstrução, com produtos à base de proteínas e queratina”, esclarece.
A tricologista declara que o teste de elasticidade capilar não substitui uma avaliação profissional.
“O teste de elasticidade ajuda a identificar o que os fios precisam, mas, um profissional dispõe de equipamentos específicos para análise do fio e conhecimento técnico e científico, principalmente no caso de alguma disfunção capilar mais grave”, finaliza Viviane.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar