Complicações após procedimentos estéticos nos olhos crescem 20% na pandemia

Houve aumento de 40% na procura de procedimentos devido ao efeito Zoom, segundo oftalmologista André Borba

O número de pacientes que tiveram complicações após realizar procedimentos estéticos na região dos olhos cresceu 20% durante a pandemia de Covid-19, de acordo com o oftalmologista André Borba, relator do livro Oculoplástica e Oncologia Ocular, lançado recentemente no Congresso Brasileiro de Oftalmologia.

Para se ter ideia da relevância do assunto, o “efeito zoom” causado pela pandemia, quando as pessoas passaram a ficar mais tempo em frente às câmeras, desencadeou um aumento de 40% na procura por procedimentos estéticos. Como consequência, somente no consultório de André Borba, houve aumento de 10% no número de pacientes que dão entrada mensalmente apresentando complicações nos procedimentos estéticos realizados na região dos olhos.

Entre os casos mais comuns estão a blefaroplastia (cirurgia nas pálpebras), preenchimentos com ácido hialurônico, aplicação de Botox, peeling e laser na região periocular. No livro recém-lançado, são 25 seções dedicadas às complicações e resultados insatisfatórios em cirurgias oculoplásticas. “São pacientes que não conseguem fechar os olhos, alguns ficam com vascularização comprometida e até com danos no globo ocular, incluindo perda de visão”, ressalta.

Borba destaca, ainda, que por causa da volta ao trabalho presencial o agendamento de consultas para cuidar da estética ocular deve ser até 10% maior do que durante a pandemia. “É muito importante procurar um especialista devidamente habilitado e experiente para cuidar não só da estética, mas da saúde ocular”, recomenda.

O que é Oculoplástica?

Também conhecida por Cirurgia Plástica Ocular é uma subespecialidade dentro da Oftalmologia que trata de deformidades e anormalidades das pálpebras, do sistema lacrimal e da órbita – cavidade óssea que circunda o globo ocular. O cirurgião oculoplástico é um oftalmologista com especialização em Cirurgia Plástica dos olhos e estruturas anexas.

Sobre a publicação

O livro Oculoplástica e Oncologia Ocular é uma edição comemorativa aos 80 anos do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). É um acervo atualizado de técnicas e procedimentos voltados para médicos de diversas especialidades que querem se manter em dia com o que há de mais moderno e inovador nas duas especialidades tema, por meio de textos, fotos, ilustrações e vídeos.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar