Livro ajuda a lidar com Transtorno de Personalidade Borderline

Livro-caixinha traz perguntas e sugestões práticas para lidar melhor com o transtorno de personalidade borderline

Em um momento a pessoa está alegre, disposta e otimista. No momento seguinte sente-se profundamente triste, não vê sentido na vida e alimenta pensamentos negativos. O amor se transforma rapidamente em ódio. As explosões de raiva, a impulsividade, a insegurança e a sensação de solidão são constantes. Essa instabilidade de humor e comportamento, característica do transtorno de personalidade borderline, pode levar ainda à compulsão por comida, drogas, sexo ou bebida.

Para ajudar a refletir sobre o problema que prejudica demais as relações sociais, a Matrix Editora acaba de lançar o livro-caixinha Vamos Falar de Transtorno de Personalidade Borderline (R﹩ 40,00). Com autoria do psicólogo André Barbosa, a obra apresenta 100 perguntas que ajudam o leitor a pensar sobre sua história, seu cotidiano, seu jeito de ser e a enxergar caminhos para sair da indesejada montanha-russa emocional. Alguns exemplos:

“Pessoas com transtorno de personalidade borderline são intensas (sentem demais) e, justamente por isso, são impulsivas. Quantas vezes seus impulsos emocionais levaram você a ser injusto com certas pessoas? Qual é a diferença entre ser assertivo e empático versus falar o que pensa?”.

“Depois de uma explosão de raiva, você pede desculpas? Você tem dificuldade de reconhecer seus erros? Comente.”

“Se suas relações amorosas fossem um professor, o que elas estariam tentando ensinar a você?”

“Existe uma forma correta de sentir uma emoção em cada situação?”

“Que situações fazem você tomar decisões impulsionadas pelas emoções? Analisando o que aconteceu, você diria que foram boas decisões?”

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar