Gosto umami na sobremesa: experimente o cheesecake com queijo curado

A famosa sobremesa de cheesecake, combinação do doce com o queijo, se popularizou em Nova York, EUA, em meados de 1880. A torta é tão aclamada que ganhou um dia a ser celebrada pelo mundo, 30 de outubro. Durante anos a receita recebeu diferentes combinações, agradando distintos paladares de modo a apresentar novos gostos e texturas.

A nutricionista Mariana Rosado Comitê Umami – organização responsável pela divulgação do quinto gosto –, conta que apesar de algumas pessoas pensarem que o gosto umami só pode ser encontrado em pratos salgados, ele também está presente em sobremesas, como o cheesecake.

“Existem várias opções de sobremesas que harmonizam o doce e o salgado com ingredientes que conferem o gosto umami, gerando uma experiência gustativa incrível. O cheesecake, por exemplo, pode ser feito com queijo curado e o resultado será delicioso”, explica Mariana.

Outras opções de sobremesas que misturam o doce e o salgado e também proporcionam o gosto umami são: brigadeiro de milho, torta de brigadeiro de milho, sorvete ou geleia de tomate, petit gateau de queijos e creme brûlée de chá verde.

O gosto umami pode ser percebido em alimentos que contêm o aminoácido glutamato – milho, tomate e queijo parmesão  –, os nucleotídeos (inosinato e guanilato), e a teanina do chá verde. Tais substâncias contribuem com o aumento da salivação e, consequentemente, no prolongamento do sabor que preenche todo o paladar, principal característica do quinto gosto. 

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar