Feita por mulheres, para mulheres: Websérie abre espaço para profissionais femininas no audiovisual

Inspirada na ganhadora do Oscar, Chloé Zhao, Ursula Monteiro quer ver mais mulheres nos bastidores cinematográficos. Segunda esquete de "Never Mind" chega ao youtube nesta quinta-feira, 28 de outubro

Assista agora: https://www.youtube.com/watch?v=R8pL4zcqMFg

A revolução das mulheres já começou há muito tempo, mas o caminho para a igualdade ainda é longo. Desde os sutiãs queimados em praça pública até hoje, elas buscam espaço dentro de casa, no trabalho e na sociedade. Apesar de enaltecer as grandes mulheres à frente das câmeras- mesmo com essas ganhando menos que os homens- as produções audiovisuais ainda mostram que estão muito atrasadas quando se trata de reconhecê-las nos bastidores da produção. Buscando seu espaço e inspirada por Chloé Zhao, segunda mulher na história a ganhar o prêmio de melhor diretora no Oscar, Ursula Monteiro, junto a Lisa Kalil- cantora e compositora-, preparou uma websérie voltada para mulheres, mas também produzida por elas. “Never Mind” já estreou no Youtube e é uma verdadeira sátira à visão feminina que a sociedade tem. A segunda esquete da websérie chega ao youtube nesta quinta-feira, 28 de outubro.

“Durante a pandemia eu decidi colocar em prática alguns sonhos de longa data, um deles era de dirigir e produzir algo que eu mesma havia escrito. Então, tive minha primeira experiência como roteirista e diretora de uma vez só. Durante o processo, percebi que para passar as histórias que escrevi da forma que eu queria, precisava ter do meu lado pessoas que realmente entendiam o que estava sendo escrito ali, precisavam ser mulheres, só elas poderiam transmitir o sentimento feminino”, explica Ursula.

Foi então que Ursula e Lisa tomaram uma decisão, toda a produção de “Never Mind” contou apenas com profissionais mulheres no set, com exceção do ator. Dos 27 profissionais envolvidos em “Never Mind”, desde sua concepção, produção, pós- produção e divulgação, apenas 7 são homens, sendo que cinco deles entraram somente na pós-produção e dois são os atores.

“Pesquisas mostram que, no Brasil, somente 21% das produções audiovisuais e apenas 17% são dirigidas por mulheres, são números muito baixos. O meu intuito era, além de me sentir à vontade com a forma que a história seria contada, também incentivar que esse espaço seja mais aberto para nós mulheres, inclusive trouxemos uma menina de 17 anos para ser estagiária e ajudar no set, é importante mostrar para as jovens que esse é um caminho que elas também podem seguir”, comenta Ursula.

“Never Mind” estreou sua primeira parte na última semana no Youtube e terá as próximas duas divulgadas nas próximas semanas. Assista: https://www.youtube.com/watch?v=E1Rr9iPj7Ck

Conheça os profissionais de “Never Mind”:

Lisa Kalil – Produtora Executiva, Diretora de Arte e figurino, Cantautora

@lisakalil

Lisa Kalil é cantora e compositora, produtora e gerente de projetos de entretenimento. Graduada pela universidade The New School, em Nova York estudou Cultura e Mídia e Performance Vocal em Jazz. Além de também ser engenheira de áudio certificada pela escola SAE NY (2011). Trabalhos recentes incluem o álbum autoral Vitrais indicado ao Independente Music Awards em 2018, participação no álbum indicado ao Grammy Latino de Jair Oliveira e a produção do programa de entrevistas Instalive com o jornalista Sérgio Martins.

Adriana Paulini Leão – Produtora e Assistente de Direção

@adrianapaulinileao

Adriana é Produtora audiovisual, Diretora e Roteirista. Graduada em Ciência e Economia e Pós-graduada em Cinema, tem se especializado na Produção Executiva. Trabalhos recentes incluem “Eduardo e Mônica” (2019) como Ass. de Produção, e o podcast “Mente Distorcida – Primeira Temporada” (2020) em que realizou a Criação, Roteiro e Direção.

Regina Kalil – Diretora de Arte e Produtora de Objetos

@kalilregina

Regina Kalil tem 62 anos, é Designer de Interiores e consultora de inovação e produção de objetos. Atualmente tem uma linha de objetos e adornos autorais e assessora  artistas e designers selecionados na construção de imagem e relacionamento com o mercado.

Thais Taverna – Diretora de Fotografia

@thaistaverna

Thais Taverna é Diretora de Fotografia, membra do Coletivo de Diretoras de Fotografia do Brasil.  Graduada em audiovisual, tem especialização em documentário pelo Instituto del Cine de Madrid e em direção de fotografia pela ECTV Escuela Internacional de Cine y Televisión (Cuba).  Entre as produções que fez a Direção de Fotografia estão a “Nova série de comédia brasileira | Netflix Brasil “,  Democracia em Vertigem |  Netflix e o curta-metragem Nós Tantas Outras.

Natalia Hermes – Assistente de Fotografia

@nataliahermes

Natalia Hermes é fotógrafa e Assistente de Câmera. Tem 23 anos, trabalhou em agências de publicidade e produtoras de vídeo e hoje é freelancer. Trabalhos recentes como Assistente de Vídeo incluem o longa-metragem 10 Horas para o Natal (Paris Filmes) e a Série NETFLIX – Cidade Invisível.

Juliana Santana – Som Direto

@judejujuba

Juliana Santana é Radialista,Técnica de Som e Sonoplasta. Trabalha com Captação de Som Direto em Publicidades, Curtas-Metragens e Documentários. Como mulher no áudio brasileiro, defende a atuação das mulheres nas áreas técnicas no cinema e música, representa uma nova face do mercado de áudio brasileiro. Recentemente trabalhou no filme premiado Perifericu, filme produzido de forma comunitária pelo coletivo Maloka Filmes com uma equipe preta, lgbt, trans e periférica.

Olívia Moreira – Maquiadora

@oliviamaquiadora

Olívia Moreira é maquiadora profissional com formação pelo Senac SP e pela Anhembi Morumbi. Trabalha com caracterização de personagens para as artes cênicas, projetos audiovisuais e fotografia. Trabalhos recentes com a Agência Vogue e a websérie Never mind

Carolina Montecchi – Produtora de Set

@camontecchi

Carolina Montecchi é Radialista, Produtora, Roteirista e Production Runner. Como produtora trabalhou para a TV  Cultura, Mixirica Filmes e mais recentemente para a Just Be produções, na Bélgica. Atualmente atua profissionalmente como freelancer em projetos audiovisuais em Londres, Inglaterra, onde é radicada.

Ana Lima – Assistente de Produção

@acdlima_

Ana Lima tem 21 anos, é estudante de Design de Moda na Anhembi Morumbi. Atualmente trabalha como assistente de produção em projetos de audiovisual e pretende se especializar em produção de figurinos. Trabalhos recentes incluem VAL – curta metragem premiado de Ursula Monteiro e a websérie Never Mind. Ana adora animais e seu esporte favorito é o Muay Thai.

Leandra Aragão – 2a Assistente de Produção

@aragao_leandra

Leandra Aragão  é estudante do 3o ano de Ensino Médio e tem encontrado no audiovisual sua principal forma de expressão. Trabalhou como assistente de produção na produção no episódio piloto de Never Mind e atualmente produz vídeos para projetos de ensino médio que estuda nos E.E. MAURO DE OLIVEIRA.

Uelma Marques –  3a Assistente de Produção

@welmamarques

Uelma Marques é mãe e mulher de garra. Trabalha como assistente de produção em produções audiovisuais para publicidade e como assistente pessoal para artistas e produtores.

Marília Mencucini – Mixagem de Áudio e Design de Som

@mariliamencucini

Marília Mencucini é editora e designer de som. Nascida em Cajuru, Marília se mudou para São Paulo para cursar Audiovisual na ECA/USP. Se especializou em edição de áudio para cinema e séries e hoje integra a equipe do estúdio de finalização de som para TV e Cinema Confraria de Sons & Charutos.  Entre as produções que trabalhou estão as série 3% e Nasce uma Rainha da Netflix, e filmes como Hebe – a estrela do Brasil.

Vanessa Gasparini – Vanx.G – Animação e Arte Gráfica

@vgillustration

Vanessa Gasparini, ou Vanx.G é formada em Arquitetura, foi cenógrafa pela TV Cultura por 9 anos. Fez pós em Design Gráfico e é formada em Motion Graphics pela Melies. Já passeou por quase todas as áreas de artes e hoje se dedica à Direção de Arte na TriadeLab.

Dulce Rosell Cramer – Legendas Inglês e Português

@cramerxcramer

Dulce Rosell Cramer é jornalista e tradutora. Como jornalista, trabalhou na Trip e no UOL. Como tradutora, trabalha com tradução de inglês de português, edição e revisão de texto, legendagem e interpretação.

Juliana Caburlão

Pesquisa e Planejamento de Marketing

Gabriela Gimenes e Thais Fernandez – Divulgação e Comunicação

Priscilla Rocha – Planejamento de Marketing e Gestão de conteúdos no Digital

ELENCO —> Ursula + 4

Carolina Holly

@cahollyna

Carolina Holly é atriz formada em Artes Cênicas pela UNICAMP. Trabalhos recentes incluem a participação no filme “Princesa da Yakuza”, com estreia prevista para 2021, e uma participação na série “Onisciente” da Netflix Brasil. Holly é criadora do podcast ficcional “Disk-Date Xanadu”. E é atualmente a voz do canal de televisão MTV.

Michelle de Paula

@_michelepaula

Michelle de Paula é atriz e publicitária. Nos palcos trabalhou na peça Romeu e Julieta, com texto de Mário Persico e direção de Vanessa Frisso e foi integrou o elenco de atores residentes do Teatro Bibi Ferreira em 2017 e em 2018 entrou para o elenco da CIA Satyros.  Em 2021 trabalhou para um projeto inovador de radioteatro ao vivo, através da rede social ClubHouse.

Gabriel Holtz

@gabrielholtz

Gabriel Holtz é ator, publicitário, criador de conteúdo para Instagram e TikTok, e consultor de ideias, assim se define. Escreve e produz roteiros criativos para esquetes de humor na internet e em 2021 foi Indicado ao MTV Miaw Brasil na categoria REELEIRE REVELAÇÃO.

Paulo Kirschner

@pkirschner

Paulo Kirschner tem 79 anos, é ator de teatro amador, Ph.D. em Engenharia Industrial por Stanford, professor, consultor, pai de 5, avô de 7 e ex marido de duas. “Cheguei onde cheguei porque tudo que planejei deu errado” -Rubem Alves.

OS HOMENS DE NEVER MIND

Eduardo Freire  – Montador

@eduardonffreire

Eduardo Freire é editor de cinema e séries e trabalha há 7 anos com pós produção para audiovisual. Em seu portfólio recente está a montagem da série de Reality The Bridge Brasil  (HBO Max), Nasce uma Rainha (Netflix) e o curta-metragem VAL, de Ursula Monteiro.

Cezar Brandão – Compositor de Trilha Sonora

@cezarbrandao

Cezar Brandão atua desde 2000 como compositor e produtor de trilha sonora para cinema, séries e publicidade. Entre seus trabalhos mais recentes estão a composição de músicas para série de animação “Tainá e os Guardiões da Amazônia” (Prêmio Quirino da Animação Ibero-Americana), o documentário “Do Pó da Terra” e  o curta-metragem VAL, de Ursula Monteiro.

Rafael Fernandes – Efeitos Especiais

Formado em Design, trabalho há 15 anos na área de pós produção de filmes. Participei de diversos projetos para marcas como: adidas, Smirnoff,  Burger king, Pantene, entre outras.

Paulo Navajas – Correção de Cor

@paulonavajas81

Nascido em São Paulo, é formado em Marketing pela Universidade Mackenzie. Trabalha com pós produção de filmes, curtas, séries, documentários e matérias jornalísticas. São 20 anos de experiência na montagem e 12 anos de experiência na correção de cor.

Dudu Portioli – Gaffer

@duduportioli

Dudu Portioli ,17 anos trabalhando no áudio visual no departamento elétrico entre longas, documentários, séries, clips e publicidade.

Alguns trabalhos, longa metragem: Salve Geral, Colegas, Guerras de Vizinhos, Música para morrer de amor, Casa de antiguidade. Séries: Mal me quer, Mundo Zoo, Spectro, Santo forte.

 

Sinopse de “Never Mind”

Sketch 01:Namorado Ideal

O distanciamento social separou muitos casais durante a pandemia e muitos relacionamentos passaram a existir apenas por uma conexão de internet. A personagem principal da websérie, Ursula, alter ego da roteirista, diretora e atriz Ursula Monteiro, vive um desses relacionamentos à distância. O dia-a-dia em isolamento social começa a pesar e Ursula traz, enfim, uma solução para a sua vida e para seu relacionamento em quarentena.

Sketch 02:  TPM

O contexto da história é uma sátira sobre as vivências femininas pelo ponto de vista da personagem principal Ursula. Mas como é o relacionamento de uma mulher na TPM?  Na visão da personagem principal Ursula, ela só quer um Brigadeiro, e por algum motivo seu namorado parece não entender este seu pedido.

Sketch 03:  Ela não é louca!

O que dizer quando há uma certa confusão de ânimos e certa desinformação em um relacionamento? Na cabeça de Ursula, estas confusões cotidianas mal explicadas tornam-se inspiração e se tornam para-realidades, uma sátira. E se a para-realidade se tornar real?  A culpa não é dela. Ela não é louca!

Sobre Ursula Monteiro

Nascida em Taubaté, no interior de São Paulo, Ursula teve desde sempre como paixões principais o cinema, o teatro e a atuação. Aos 8 anos, iniciou as aulas de teatro e começou a se apresentar em peças matinês no Teatro Metrópolis em montagens como “Sítio do Picapau Amarelo”. Aos 16 anos, a artista deixou o interior para estudar, também atuação, na renomada escola Macunaíma, em São Paulo.

Aos 18 anos, o espírito de aventura, que já tomava conta, falou mais alto e a levou para Nova Iorque, local onde reside atualmente. Lá iniciou os estudos de atuação para cinema na New York Film Academy e, logo depois, se matriculou em um curso de longa duração na Atlantic Acting School, onde ficam alguns estúdios da NYU TISCH School of the Arts. Dentre os inúmeros trabalhos no teatro, cinema e televisão, destacam-se três participações em séries famosas no mundo inteiro: “Madam Secretary da CBS, The Deuce da HBO e Mr. Robot da USA Network.

Agora, Ursula se dedica a dois projetos autorais, os primeiros como roteirista e diretora: o curta-metragem Val e a websérie Never Mind. “Val” já ganhou os holofotes e tem se destacado em festivais internacionais. Selecionado em nove, semifinalista em dois e finalista em outros dois a produção deu a Ursula os prêmios de “melhor direção” e “melhor atriz debutante”, além de levar o troféu de “melhor curta” no New York International Film Awards e Oniros Film Awards.

Não é atoa que as expectativas para “Never Mind” são as melhores!

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar