Tudo sobre artrite reumatoide e artrose

O ortopedista do Consulta Aqui, Dr.Rodrigo Vetorazzi, fala sobre a artrite e a artrose, o que são, suas causas, sintomas e tratamentos

A artrite reumatoide é uma doença autoimune, ou seja, caracterizada pelo ataque do próprio corpo às articulações, provocando inchaço, rigidez e dores. O distúrbio costuma atacar especialmente dedos, joelhos e tornozelos. Já a artrose, também chamada de osteoartrose, é o desgaste da cartilagem que reveste as articulações ou juntas. Não é considerada uma doença e sim um processo natural que faz parte do envelhecimento do organismo.

“Muitas vezes essas duas patologias são confundidas, contudo, a artrite é a inflamação enquanto a artrose é a degeneração das articulações”, explica o Dr. Rodrigo Vetorazzi, Ortopedista do Consulta Aqui (Grupo HAS).

A causa da artrite reumatoide é desconhecida, porém, fatores como infecções, genes, mudanças hormonais e até o tabagismo podem estar relacionados com a doença e seus sintomas mais frequentes são:

  • Dor e inchaço nas articulações;
  • Rigidez matinal;
  • Nódulos reumatoides;
  • Fadiga, febre e perda de peso.

“Exames de imagem e laboratoriais são empregados para o diagnóstico da artrite reumatoide e o tratamento é feito de acordo com o grau da doença, muitas vezes com anti-inflamatórios, e, por se tratar de uma doença progressiva, deve-se começar imediatamente após o diagnóstico”, diz o ortopedista do Grupo HAS.

Já a artrose é um distúrbio considerado um dos principais da chamada melhor idade, ou 3ª idade, pelo fato de a população mundial estar envelhecendo. De acordo com a ONU, até 2050 a quantidade de idosos duplicará no mundo. No Brasil, a expectativa é que o número de pessoas com mais de 60 anos aumente mais do que a média mundial, passando dos atuais 12,5% para 30% e, entre as consequências, está o aumento de doenças degenerativas, como a artrose.

As causas podem ser variadas e são classificadas como artroses primária e secundária. A primeira ocorre, principalmente, devido ao uso excessivo de uma articulação. O uso repetitivo ao longo dos anos causa danos à cartilagem, que provoca dor e inchaço quando do envelhecimento natural do indivíduo. Já a secundária é uma consequência de doenças ou condições. Obesidade, trauma repetido, cirurgias articulares, anomalias congênitas, gota, artrite reumatoide, diabetes e outros problemas podem ocasioná-la.

São vários os sintomas da artrose. Entre eles estão:

  • Dor nas articulações, que começa aos poucos e aumenta de intensidade no decorrer dos anos;
  • Rigidez e diminuição da mobilidade articular.
  • Perda de flexibilidade.
  • Rangidos e estalos na articulação.
  • Inchaço quando inflamada.

“Pessoas com mais de 60 anos que percebam um ou mais desses sinais devem procurar auxílio médico especializado, no caso o reumatologista e/ou ortopedista, que, após análise clínica, solicitará exames como raio X, ressonância magnética e a análise do líquido sinovial para o correto diagnóstico”, alerta o Dr. Rodrigo.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar