Por que as roupas desbotam e como evitar?

Especialista em higienização da Quality Lavanderia explica como lavar as roupas sem perder a cor

O processo de lavar roupa requer muitas etapas e, por isso, há quem fuja de algumas orientações. Se você é esse tipo de pessoa, saiba que pular uma etapa pode prejudicar a sua qualidade, fazendo-a alargar ou até mesmo ir perdendo a cor aos poucos.

As roupas desbotam por desatenção e mau cuidado na hora de lavar, de acordo com o especialista em higienização da Quality Lavanderia, José Previero.

“É preciso ficar atento às etiquetas e seguir as regras dos fabricantes. Tecidos diferentes exigem atenção, inclusive no que se refere a cor e às fibras. Peças como cetim e seda são muito delicadas e precisam de um cuidado especial, por exemplo. Essa variedade de tecidos faz com que a leitura da etiqueta seja mais que necessária, porque qualquer detalhe pode ser crucial para a qualidade da roupa após o término do processo de lavagem”, comenta Previero.

Além disso, deixar a peça de molho, por exemplo, não é uma opção para todos os tipos de tecido e cores. Roupas escuras não devem ser deixadas de molho, pois isso faz com que desbotem mais facilmente. Ao contrário das roupas brancas, que o ideal é deixá-las de molho para ajudar a eliminar as sujidades e realçar ainda mais a cor branca. “Na hora de lavar, não misture as peças, lave as brancas com peças brancas, coloridas com coloridas e escuras com escuras. Isso impede que haja transferência de cor de uma roupa para outra”, afirma Previero.

O processo de secagem também é muito importante: as peças devem ser deixadas em local arejado. Se optar por secar no sol, não deixe por muito tempo, pois isso também pode fazer com que a peça perca o tom. “Há tecidos que não podem ser deixados ao sol, como os de couro ecológico. Nesse caso, até a higienização é completamente diferente, o ideal é que seja realizada à seco nas lavanderias. As peças de couro ecológico, se malcuidadas, perdem o tom e podem até rachar”, conclui Previero.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar