Toalhas de banho têm validade?

Especialista em higienização da Quality Lavanderia orienta sobre quando é preciso descartar as toalhas de banho

Muitos itens do nosso dia a dia não são feitos para um uso indiscriminado de tempo. Por mais atentos que sejamos, muita gente ignora que tecidos também têm a sua validade. No caso das toalhas de banho, um cuidado maior se faz necessário.

A toalha é um utensílio de uso diário e isso faz com que ela fique exposta a umidade, calor e até mesmo bactérias. O especialista em higienização da Quality Lavanderia, José Previero, explica porque é importante observar a vida útil dessa peça. “Normalmente as toalhas ficam dentro dos banheiros, o que acaba por expor o tecido a intempéries que o degradam, isso sem contar com as bactérias. O banheiro é uma das áreas mais suscetíveis à proliferação de microrganismos como fungos, ácaros e bactérias de uma casa. A toalha ali presente se torna um abrigo propício para o acúmulo deles. Por mais que sejam feitas lavagens constantes, chega um momento em que não é mais indicado a higienização e sim a troca”, comenta Previero.

A validade das toalhas está diretamente relacionada à frequência de utilização, assim como as lavagens regulares. “Em circunstâncias de uso constante, estima-se que uma toalha de banho tenha uma vida útil de 1 a 3 anos no máximo” afirma Previero.

O especialista orienta que a higienização seja feita pelo menos uma vez por semana. “Quando nos secamos a toalha absorve algumas impurezas do nosso corpo, como células mortas da pele, fios de cabelos, entre outros resíduos, isso faz com que haja um acúmulo de microrganismos, com o passar do tempo e por mais que tenhamos a ideia de sairmos limpos do banho, a toalha precisa ser higienizada corretamente”, explica Previero.

Como cuidar das toalhas de banho:

Existem algumas regras básicas para o cuidado na hora de higienizar. Confira algumas dicas do especialista da Quality Lavanderia para preservar a vida útil das toalhas:

Lavar ao comprar:

Essa regra é primordial, muitas toalhas ficam expostas ao toque nas lojas, sem contar que algumas marcas usam uma goma para que as peças fiquem bem alinhadas nas prateleiras, portanto é fundamental lavar antes de colocar à disposição.

Não lavar com excesso de sabão

Ao contrário do que muitos pensam, o excesso de sabão não contribui para uma melhor higienização e ele é um dos grandes responsáveis para que o tecido fique duro, uma vez que o acúmulo de resíduo obstrui as fibras tornando-o menos suave e impedindo a melhor absorção de água.

Secar sempre à sombra

O sol direto no tecido, assim como o calor danificam as fibras que acabam por enrugar e ressecar a toalha, deixando-a áspera. A incidência de raios solares contribui com o desbotamento da cor.

Não passar

Todo mundo gosta do aspecto do tecido esticado e alinhado, seja para ficar no banheiro ou armazenado no armário. Porém o ferro de passar muitas vezes queima as fibras e o calor prejudica a qualidade do produto. Quando se trata de toalhas com tecidos mais delicados como as de algodão egípcio, o resultado é terrível.

Lavar separadamente

Nunca misture toalhas com outros tecidos como lençóis e roupas. As toalhas costumam soltar pequenos fiapos que grudam nos outros artigos, assim como as impurezas presentes. Também é recomendável separar por cores para evitar manchas.

Higienizar com água fria

Assim como o sol e o ferro ressecam o tecido, a água quente também causa esse efeito, portanto sempre lave com água fria. Outro fator importante é prestar a atenção na recomendação da etiqueta do fabricante, depois escolha o ciclo certo na máquina, sem ser leve ou pesado de mais.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar