Teleconsultas em terapias integrativas: tecnologia em favor do bem-estar do corpo e da mente

Viver com saúde depende de como lidamos com nosso corpo e mente, com as emoções, as relações pessoais e ainda com o ambiente que estamos inseridos. Porém, em muitos casos, o estresse e a ansiedade relacionados à vivência corporativa podem levar a um desequilíbrio do bem-estar.  Para os terapeutas que atuam com as PICs – práticas integrativas e complementares – esses fatores estão intimamente relacionados às emoções prolongadas, intensas, reprimidas ou não admitidas. Fazendo assim, adoecer os órgãos, considerados como as sedes das emoções.

As terapias integrativas e complementares são indicadas como complementos a tratamentos de ansiedade e estresse, sugerindo práticas restaurativas e vibracionais, como a acupuntura, florais, aromaterapia, alinhamento energético, dietoterapia, meditação e reiki, visando restabelecer o equilíbrio, a saúde e o bem-estar psicofísico e emocional antes que a doença se instale.

Essa abordagem terapêutica enxerga cada indivíduo como um sistema único de ser e se expressar, e observa a pessoa com uma visão integral, fazendo uma leitura não apenas dos sintomas, mas principalmente das causas do desequilíbrio, ajudando a restabelecer a unidade saudável psico – física – emocional, incluindo a dimensão energética e espiritual.

Existem crenças e mitos que nos fazem presumir que a terapia precisa ser presencial, por ser um processo que precisa de acolhimento e um ambiente seguro para uma comunicação fluida. E a experiência na atuação com a Naomm tem nos mostrado o contrário.

A pandemia veio desmistificar essa necessidade para que seja feita uma real conexão: passamos a nos conectar virtualmente.  E tirando o abraço e o toque, descobrimos que o contato virtual com o terapeuta nos aproxima, pois estabelecemos uma relação ‘olho no olho’. O lugar onde a terapia acontece transcende a estrutura física, encontra-se no nosso interior e se revela na conexão de confiança com o outro.

Sessões online são um meio eficaz e ágil para atendimento e reduzem alguns entraves para o autoconhecimento, o autocuidado e o tratamento. O atendimento está na palma da mão e pode ser realizado em qualquer lugar, a qualquer hora, pois funcionalidades como a disponibilização do horário do profissional online facilita a conexão do cliente com o terapeuta.

No caso da Naomm, os profissionais passam por seleção e curadoria de certificação e anos de prática, além de constante supervisão e desenvolvimento, garantindo a qualidade de um atendimento confiável para o cliente.

Como terapeuta com mais de 25 anos atendendo no presencial, não podia imaginar que uma sessão online traria resultados expressivos, mas me surpreendi com o que experimentei nas sessões. Percebi que a qualidade do tempo era diferente, que o cliente chegava com mais atitude e foco, indo direto ao ponto. O que experimentei com diferentes pessoas. O olho no olho promove uma conexão mais receptiva para a escuta já que não existem tantas dispersões ao redor e sim uma conexão mais direta.

 

Laura Mariani
Fundadora/ Curadoria & Qualidade da Naomm, empresa especializada em atendimento on-line em práticas integrativas e complementares (PICs).

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar