Casa Museu Ema Klabin traz mesa-redonda, curso, oficinas, palestras e exposição sobre moda

Serão discutidos assuntos como a indumentária baiana, gênero e consumo, figurinos de teatro, entre outros

A Casa Museu Ema Klabin continua com sua programação sobre moda, que se estende até o mês de novembro. Em outubro, serão ministradas palestras que abordam temas como a indumentária baiana, gênero e consumo. Além de duas oficinas que vão estimular que os participantes criem uma peça de roupa.

A programação também contará com uma mesa-redonda mediada pela professora doutora Angela Brandão, que discute, a partir do olhar de três pesquisadoras, as relações entre arte e moda e o potencial futuro deste campo de estudos no Brasil. O encontro traz temas como: “Dolce & Gabbana e Catedral de Monreale: a sacralização da moda”; “Desenhar Figurinos: investigando as ideias dos figurinistas” e “Arte vestível em museus paulistanos: estudos de caso”. Tanto as palestras como a mesa-redonda terão intérpretes de Libras.

Haverá ainda o curso “A moda e as formas no tempo: os principais criadores e movimentos do século XX“, ministrado por Brunno Almeida Maia. O pesquisador também fará a curadoria da exposição Ema e a Moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos, que acontece no final de outubro.

Toda a programação é gratuita, com palestras, cursos e mesa-redonda via zoom e oficinas presenciais. As inscrições para os primeiros eventos já estão disponíveis no site da Casa Museu (https://emaklabin.org.br).

 A exposição  Ema e a Moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos acontece no final de outubro de forma presencial e online e irá expor peças de vestuário, acessórios e fotografias da colecionadora e mecenas Ema Klabin.

A exposição Ema e a Moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos tem apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC- ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, patrocínio da Klabin S.A. e apoio Texprima e Texprima LOF.

  A programação cultural integra o projeto Digitalização da Coleção Ema Klabin, que contou com o apoio do BNDES, a co-idealização de   Benfeitoria e SITAWI e a parceria da Beenoculus, no âmbito do edital Matchfunding BNDES+ 2020.

Confira abaixo a programação de outubro: 

Mesa-redonda online: “Arte e Moda”

Mesa-redonda mediada pela professora doutora Angela Brandão, reúne três pesquisas desenvolvidas junto ao Departamento de História da Arte e ao Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Unifesp. A sessão abrigará três investigações sobre vestíveis que discutem, sob diferentes ângulos, a aproximação entre arte e a moda.

A partir do olhar de três jovens pesquisadoras, serão discutidas as relações entre arte e moda e o potencial futuro deste campo de estudos no Brasil.

Paula Ampessan apresentará a pesquisa “Desenhos de Figurinos no Brasil” (primeiras décadas do século XX) que, no estágio inicial, examina desenhos artísticos do acervo da Funarte desenvolvidos para peças teatrais entre 1915 e 1949, no Brasil.

Júlia Piccoli Soares fará um rápido resgate da relação entre moda e instituições culturais na cidade de São Paulo a partir da década de 1950. Também trará investigação realizada acerca da existência ou não de arte vestível dentro dos acervos de quatro dos principais museus da capital paulista e propõe também traçar um breve paralelo entre a arte contemporânea e o fazer artístico dentro da indústria fashion.

Baseada em Iniciação Científica, a estilista Caroline Muniz vai tratar da Coleção Outono/Inverno da Coleção Dolce & Gabbana de 2013, inspirada nos mosaicos bizantinos e nos elementos barrocos presentes da Catedral de Monreale, construída a partir do ano de 1174, na Itália. Neste caso, uma coleção de moda que reflete um conjunto artístico religioso, transpondo não apenas formas, mas também uma concepção do feminino capaz de conformar-se, simbolicamente, com esses trajes.

sábado, 9 de outubro

das 11h às 13h

Classificação: 14 anos

150 vagas

via plataforma Zoom

Oficina presencial: “Vestíveis: o fazer da própria roupa”

Nessa oficina, o pesquisador e educador Harth Brito vai estimular que os participantes, utilizando a técnica de modelagem conhecida como clonagem, modelem, cortem e criem em tecido uma cópia de sua própria peça. A atividade também convida os participantes a conhecer as histórias e afetos que essas roupas carregam.

Domingo,10 de outubro

das 14h às 18h

Classificação: 16 anos

15 vagas

Presencial – Casa Museu Ema Klabin – Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo.

Palestra online: “Para vestir o sagrado: iberismos e africanidades na Bahia”

A palestra ministrada pelo antropólogo Raul Lody, curador das Fundações Gilberto Freyre (Recife) e Pierre Verger (Salvador) tem como objetivo interpretar as indumentárias das baianas dentro de uma rede de significados sociais, culturais, estéticos e religiosos, localizando-as na sua dimensão patrimonial de gênero no âmbito afrodescendente. Com isso, serão destacados a organização e o conceito social da consagrada indumentária da baiana, elaborada a partir de elementos islâmicos e das joalherias ibéricas. Serão considerados, ainda, os elementos visuais da indumentária de baiana que dialogam com as máscaras, os penteados, os utensílios de couro e as fibras naturais da África Ocidental, e como tudo isso integra um entendimento do significado de vestir e da definição dos papeis sociais da mulher.

Sábado, 23 de outubro

Das 11h às 13h

Classificação: 14 anos

150 vagas

Via plataforma Zoom

Oficina presencial “Criação de Roupas Não-Binárias”

A partir de vivências práticas que refletem sobre a moda tradicional e sua separação entre feminino e masculino, a oficina ministrada pela figurinista, artista visual e cenógrafa Hellena Kuasne propõe que os participantes criem uma roupa não binária, visando sua identidade.

Domingo,24 de outubro

das 14h às 17h

Classificação: 10 anos

25 vagas por ordem de inscrição

Presencial – Casa Museu Ema Klabin – Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo.

Palestra online: “Da janela da casa às vitrines nas ruas: moda, gênero e consumo”

Nesta palestra, ministrada pela professora Rafaela Martins, pretende-se discutir como a moda, a industrialização e a urbanização contribuíram para grandes mudanças socioculturais, principalmente para as mulheres, nas primeiras décadas do século XX. Apesar da rigidez social impostas às mulheres neste período, as vitrines da moda e o ato de comprar, para aquelas que podiam, contribuíram para que tais mulheres deixassem de olhar o mundo através das janelas de suas casas e passassem a ir às ruas para olhar as vitrines e experimentar o mundo da moda e do consumo. A moda será analisada sob uma perspectiva interdisciplinar, discutindo temas como história contemporânea, relações de gênero e mudanças de hábitos de consumo, ao mostrar o desenvolvimento de galerias e lojas de departamentos, bem como o surgimento e a popularização dos cafés e confeitarias, até chegar às feiras na década de 1960.

sábado, 30 de outubro

das 11h às 13h

Classificação: 14 anos

150 vagas

via plataforma Zoom

Curso online “A moda e as formas no tempo: os principais criadores e movimentos do século XX”

Com 4 encontros, o curso, ministrado por Brunno Almeida Maia, visa analisar e conceituar as principais características históricas, sociológicas e filosóficas do fenômeno social da moda inseridas nos aspectos políticos, econômicos, culturais e artísticos da modernidade dos séculos XIX e XX. Sempre a partir de um diálogo com importantes autores como Walter Benjamin, Georg Simmel, Gilles Lipovetsky e Gilda de Mello e Souza. O encontro também contará com a exposição sobre a constituição do saber-fazer e saber-viver da alta-costura e do prêt-à-porter, os seus processos de desdobramentos históricos, seus principais criadores e movimentos ao longo dos séculos XIX e XX, em nomes como Paul Poiret, Coco Chanel, Madeleine Vionnet, Elsa Schiaparelli, Yves Saint Laurent, os futuristas franceses e os estilistas dos anos 70 e 80.

sempre aos sábados, 23/10, 30/10, 06/11, 13/11

das 15h às 17h

Classificação: 14 anos

95 vagas

via plataforma Zoom

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar