Mito ou Verdade: chás ajudam corpo a desinchar?
Verdade. Sim, os chás ajudam a desinchar. O inchaço e a retenção de líquido acontecem devido ao baixo consumo de água e pela ingestão de comidas que podem causar inflamação no corpo, como os pratos com muito sódio e gorduras saturadas.
Alguns chás dão aquela forcinha extra, já que eles ajudam a aumentar o consumo de água, por exemplo. Claro que eles não fazem milagres. É importante manter uma alimentação saudável.
Para te ajudar a desinchar, a nutricionista Joice Oliveira, indicou cinco chás que irão te ajudar neste processo e indico também qual a melhor maneira de prepará-los.
1) Camellia sinensis (chá verde)
É rico em catequinas, substâncias que ajudam na redução do peso e auxilia na prevenção das doenças associadas à obesidade, como as doenças cardiovasculares.
2) Hibiscus Sabdariffa (chá de hibisco)
É um chá que possui cálcio, magnésio e algumas vitaminas do complexo B.
Ajuda na regulação do intestino e na prevenção de alteração no colesterol
3) Baccharis gaudichaudiana (chá de carqueja)
É um chá com ação anti-inflamatória e antimicrobiana. Possui alguns flavonóides que podem ajudar no controle do peso, além de contribuir para a hidratação e redução do inchaço
4) Garcinia Gummi-gutta (chá de garcinia cambogia)
É um chá poderoso, sempre incluo nos planos alimentares pois este chá ajuda a diminuir o apetite, a vontade de comer doce e tem ação laxante.
5) Cynara Scolimus L. (chá de alcachofra)
Esse chá também é muito interessante, ele é anti-flatulento, auxilia na digestão e diurético! Desse modo, ele também é muito interessante para quem acumula muito líquido e precisa desinchar.
Como preparar seu chá ?
- Infusão: Na infusão primeiro coloca a água para ferver e em seguida despeje essa água fervente sobre as plantas secas ou frescas, abafe e deixe repousar por 5 a 10 minutos. Geralmente é preparada com as partes mais frágeis de outras plantas.
- Decocção: é feita quando a planta é fervida juntamente com a água, o que normalmente é preciso fazer com partes da planta que são mais duras e resistentes, como as raízes ou as cascas, por exemplo.