Alta mortalidade de idosos por pneumonia serve de alerta para a necessidade de vacinar de adultos

Segundo dados da Vacinas.net maior marketplace de vacinação do país houve um aumento de 20% na segunda quinzena de agosto com relação ao começo de julho na procura por este tipo de vacina na rede provada privada.

Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram que mais 71 mil pessoas com mais de 60 anos morrem e outras 272 mil são internadas, por ano, no Brasil, por conta de doenças pneumocócicas, causadas pela bactéria pneumococo, sendo a de maior incidência a pneumonia. As vacinas são uma excelente alternativa para evitar essas doenças. Considerando que, nos postos de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde), elas estão disponíveis apenas para idosos que fazem parte de grupos prioritários, o mercado de privado de vacinação tem despontado como alternativa para complementar o Plano Nacional de Imunização (PNI). Isto, é essencial, para ajudar a aumentar a cobertura vacinal.

Segundo Marcos Tendler, fundador e CEO do Vacinas.net, a procura por vacinas pneumocócicas subiu cerca de 20% na segunda quinzena de agosto em comparação ao começo de julho.  No entanto, em sua opinião ainda falta conhecimento da população, tanto no que diz respeito à importância de vacinar-se na fase adulta da vida, como da disponibilidade e acessibilidade desses imunizantes no mercado privado.

“A cultura a ser disseminada é a de que todos devem tomar as vacinas, disponíveis para sua faixa etária. Seja no posto ou em uma clínica particular. Os profissionais de saúde, no que lhes concerne, têm a missão de esclarecer e incentivar. Já o governo tem o importante papel de criar campanhas de conscientização”, enfatiza.

Existem dois tipos de vacinas pneumocócicas disponíveis no Mercado Privado Brasileiro. A Vacina conjugada pneumocócica (PCV13), recomendada para todas as crianças menores de 2 anos; com 2 anos ou mais com determinadas condições médicas; adultos com 65 anos ou mais e adultos com menos de 65, mas com indicação médica. Já a Vacina Pneumocócica 23 (PPSV23)  é indicada para todos os adultos de 65 anos ou mais; pessoas de 2 a 64 anos com determinadas condições médicas e adultos de 19 a 64 anos que sejam fumantes ou tenham alguma comorbidade que indique a vacinação.

Atualmente é possível vacinar-se tanto nas clínicas físicas, como na conveniência de domiciliar, comprando e realizando o agendamento on-line através de marketplaces como a vacinas.net, que está presente em 19 Estados, 19 capitais  e conta com cerca de 160 clínicas plugadas em sua plataforma.

“Nossa operação é movida pelo desafio de organizar a cadeia produtiva da Vacinação em âmbito privado no Brasil ao conectar fabricantes, distribuidores e as empresas de vacinação a quem está buscando vacinar-se. Somos a primeira HealthNet – Rede de prevenção – privada no Brasil, um grande ecossistema focado em difundir informação de qualidade sobre vacinas e o serviço de vacinação, sempre para ajudar a ampliar a cobertura vacinal”, finaliza Tendler.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar