Francesco Pellegatta, um dos maiores nomes da PNL do mundo, afirma: ‘A profissão de Coach no Brasil caiu na mediocridade’

Francesco Pellegatta é um dos profissionais mais renomados em Programação Neuro-Linguística (PNL) e técnicas de estudo comportamental dos últimos anos. O italiano, formado em psicologia na Anthem University nos Estados Unidos, iniciou a carreira estudando moda em Milão, mas logo percebeu que o desenvolvimento humano era o que realmente chamava sua atenção. Ao longo dos anos, filiou-se à American Psychological Association e fez cursos de formação em vários países, o que lhe conferiu certificações com os principais expoentes mundiais dessas metodologias. Também se tornou uma das 20 pessoas no mundo condecoradas como Master Trainer de Hipnoterapia. E atualmente é a única pessoa a ser certificado como Master Trainer de PNL pela American Board of NLP (ABNLP) e pela a Association for Integrative Psychology (AIP).

Nascido na cidade de Como (CO), no norte da Itália, Francesco é filho de um grande antiquário e crítico de arte. Na infância era uma criança muito curiosa, gostava de acumular conceitos e informações. No primeiro ano de faculdade de Fashion Branding, na famosa Accademia del Lusso, ele teve contato com um professor e ouviu falar pela primeira vez das técnicas do desenvolvimento humano como a PNL e a Hipnose.

Nessa época, Francesco tinha 18 anos, seu pai estava passando por muitos problemas de saúde e as ferramentas de Programação Neuro-linguística ajudaram ele a superar esse momento. “Eu sempre falo que a Hipnose e a PNL salvaram a minha vida. Quando comecei meus estudos nessa área, meu pai tinha sido diagnosticado com 4 tumores e eu estava passando por uma das piores fases da minha vida”.

Durante o primeiro dia de aula, o pai de Francesco precisou fazer uma cirurgia para retirar metade do pulmão. Esse fato o abalou muito, porém, utilizando as técnicas da PNL, o jovem conseguiu entender e superar todos os problemas que estava vivendo. “Por meio da PNL pude compreender a mim mesmo, entendi minhas emoções e resolvi muitos conflitos internos que estava passando. A PNL, particularmente, se tornou a minha melhor arma para superar este período complexo”.

Depois disso, Francesco acumulou muito conhecimento, se formou em psicologia, fez cursos e estudou com os principais nomes dessa área. “Os estudos acadêmicos sobre o funcionamento da mente humana e das emoções, me ajudaram a entender, em nível científico, a psique humana. Hoje isso me ajuda a ser mais criterioso e clínico na aplicação dos diferentes métodos que estudei”.

A banalização do Coach no Brasil

Francesco acredita que, atualmente, o Coach perdeu o significado original e virou uma piada no nosso país. Ele não quer mais usar esse título e acredita que as pessoas estão mais preocupadas em fazer um espetáculo do que ensinar algo. Além das companhias de recrutamento oferecem cursos sem qualquer qualificação e acabam formando indivíduos pouco capacitados para atuar nesse mercado.

Segundo ele, essas instituições estão se multiplicando e são o resultado de profissionais pouco éticos, que fizeram um curso de 7 ou 10 dias e já se sentem expert no comportamento humano e pretendem ensinar os outros. “As técnicas, como a PNL, não foram criadas para fazer ensinar os Coaches a fazerem uma performance em cima do palco e mostrar como o trainer é habilidoso. Elas foram criadas para transformar e impactar a vida das pessoas”.

Para Francesco o Coaching nasceu com o objetivo de aumentar o desempenho das pessoas. “O verdadeiro propósito é ajudar aqueles que sabem fazer algo a alcançarem a excelência. Infelizmente, no Brasil a profissão de Coach caiu na mediocridade“.

Ele também ressalta que a falta de conteúdo dos cursos de formação de Trainers é um fator determinante para essa baixa qualidade. “É só pensar que a maioria das empresas de treinamentos nacionais possuem cursos que não ensinam conteúdos de maneira aprofundada. Tudo é muito raso, o que acaba formando Coaches com pouco conhecimento das técnicas e estudos mais importantes”.

O que é PNL ?

A Programação Neuro-Linguística, conhecida como PNL, é uma técnica que tem a intenção aprimorar o desenvolvimento pessoal e profissional, foi criada por Richard Bandler e John Grinder, nos Estados Unidos, na década de 70.

De acordo com Francesco a PNL é fundamentalmente o estudo de como funciona a nossa mente e os nossos pensamentos. Ele destaca também uma definição do Dr. Bandler, um dos co-criadores do método, “A PNL é o nosso manual de instruções que ninguém nunca tinha nos dado”.

Francesco acredita que a maioria das coisas que fazemos ou pensamos, na verdade, são o resultado de processos inconscientes e automáticos, formados por experiências anteriores. “Com a PNL podemos nos tornar os verdadeiros responsáveis pelo nosso pensamento”.

Certificado de Trainer de PNL

Além de ter convivido com as mentes mais brilhantes, que estudam a mente humana, como Richard Bandler, John Grinder, Robert Dilts, Judith DeLozier e Christina Hall, Francesco também foi assistente do Dr. Tad James e de Adriana James. Ele afirma que com Tad aprendeu a ser profissional, ético e todos os pequenos detalhes dos estudos de PNL. “Considero Tad como um pai do meu trabalho. Ele me ensinou, quase tudo, que acredito ser importante para ser um bom profissional. Me fez entender que não sabemos nada, até conhecermos os mínimos detalhes de como uma técnica foi criada, o porquê de ser feita de uma determinada maneira e não de outra”.

Toda essa experiência o tornou a única pessoa no mundo a ser certificado simultaneamente Master Trainer de PNL pela American Board of NLP (ABNLP) e pela a Association for Integrative Psychology (AIP) e também consta entre os Master Trainers reconhecidos pela Association For NLP (ANLP) do Reino Unido. Esse título permite que Francesco possa emitir o certificado de Trainer de PNL por duas entidades certificadoras no Mundo. Fora isso, ele foi a pessoa mais jovem no mundo a ser condecorado como Master Trainer de Hipnoterapia pelo Conselho Americano de Hipnoterapia (ABH), título que é dado a apenas cerca de 20 pessoas ao redor do planeta.

“Para se tornar Master Trainer pela ABH é bem complexo, o primeiro passo é receber o convite, então, você precisa ter 2 Master Trainers de Hipnoterapia de 2 diferentes organizações que contatem a ABH confirmando que gostariam te convidar para fazer o exame. Após isso você precisa estudar por 1 ano a história detalhada da Hipnose, as técnicas mais antigas, além de precisar ler cerca de 25 livros bem antigos e textos dos maiores nomes da história da Hipnose”.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar