Quais são as principais vantagens do trabalho manual para o seu bem-estar?

Estamos no mês de Setembro, o mês da Campanha Nacional de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo.

Este movimento é um convite para a reflexão sobre a importância do cuidado da saúde mental e sobre fazer parte de uma rede de apoio que possa ajudar quem precisa e incentivar a busca por auxílio.

A Fios Pingouin acredita que a prática do artesanato pode ser um grande aliado a esse cuidado.

Trabalhar a concentração, equilibrar o emocional e desenvolver a criatividade. Esses são fundamentos que o artesanato e trabalhos manuais como o crochê e o tricô estimulam com a prática. Essas ações atuam no cérebro como uma forma de pausar suas rotinas habituais, inclusive como forma de introspecção para melhorar a saúde emocional e manter o equilíbrio.

Em síntese, o artesanato apresenta grandes benefícios para nossa saúde mental e cognição. Para isso, a Fios Pingouin veio te explicar quais são as principais vantagens de praticar algum tipo de trabalho manual para o seu bem-estar. Confira:

Melhora a concentração – Ao desenvolver o hábito de praticar algum trabalho manual que exija atenção, você fortalece a sua concentração. Em nosso dia a dia realizamos a maior parte das tarefas no modo automático, por isso, quando nos dedicamos ao fazer manual, praticamos o que é chamado de “atenção plena” (mindfulness).

Reduz o estresse – Por ser uma atividade terapêutica, o artesanato promove o bem-estar e relaxamento. Dessa forma, os movimentos repetitivos do crochê ou tricô, por exemplo, baixam a pressão sanguínea e provocam uma sensação de relaxamento.

Estimula a criatividade – A arte é criativa e transformadora. Por isso, o artesanato usa e estimula o melhor da criatividade para a criação do produto.

A Fios Pingouin apoia o Setembro Amarelo, pois acredita que é preciso se conscientizar, despir-se do preconceito e praticar a empatia para tentar entender a visão do mundo da outra pessoa.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar