Aliada do intestino: confira os benefícios da manga para combater a prisão de ventre

Problema acomete 40 milhões de brasileiros, de acordo com uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Gastroenterologia

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, ressalta a importância de incluir a fruta na dieta e indica 3 receitas de fácil preparo.

A prisão de ventre é um problema que acomete 40 milhões de brasileiros, de acordo com uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Gastroenterologia. Dores, inchaço e desconforto no abdômen são algumas das consequências do sintoma. Pensando em melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, fala sobre a importância de incluir a Manga Palmer na alimentação.

A manga é muito bem aceita no Brasil, sendo considerada uma das frutas mais exportadas atualmente. Para quem sofre de prisão de ventre, é uma boa opção para adicionar na dieta. “A manga ajuda no aporte de fibras, que favorecem o funcionamento do intestino, fazendo com que ele passe a funcionar melhor. Ela ainda auxilia na função intestinal, controla a saciedade, favorece a imunidade, melhora a saúde da pele e da visão, além de ser ótima para repor a energia”, ressalta a nutricionista.

Por ser uma boa fonte de potássio e magnésio, também atua na regulação da pressão arterial, na saúde muscular e óssea, na reposição de sais perdidos no suor e previne câimbras. Para quem tem o intestino preso, quanto mais madura a manga estiver, melhor será sua ação para ajudar a amenizar esse sintoma “O seu consumo deve se associar a bons hábitos alimentares, de um modo geral, contendo o consumo total de aproximadamente 500g de vegetais por dia. Uma manga média pode representar 200g a 300g desse consumo”, explica.

Não há restrições específicas para consumir essa fruta, porém, a nutricionista apenas recomenda que cada pessoa se atente para os excessos, considerando que a manga possui uma quantidade considerável de carboidratos. “E em relação a misturar o leite com a manga, já sabemos que é mito. Assim, não há problema nenhum em fazer uma vitamina batendo leite com manga ou até mesmo fazer um picolé caseiro com essa combinação”, termina.

Em especial, a Manga Palmer é uma das variedades de sabor mais doce e com muitas possibilidades de uso culinário. Dessa forma, é uma ótima alternativa para preparar diversas refeições, sejam doces ou salgadas. Confira abaixo 3 receitas indicadas por Renata Guirau.

Picolé de manga com cenoura e água de coco

Receita de Flan de manga com gengibre

Salada manga com queijo de búfala

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar