Uso de cannabis medicinal no Brasil poderia se beneficiar de mais pesquisa científica e formação de médicos, aponta levantamento da Clever Leaves

Mais de 40% dos entrevistados mostram receio de efeitos colaterais como motivo por não utilizarem cannabis medicinal

As discussões em torno da legalização da cannabis no Brasil e em outros países têm acelerado. Recentemente mudanças na Colômbia permitirão a fabricação de têxteis, alimentos e bebidas à base de cannabis e a exportação da planta para fins medicinais. Estima-se que, com a regulamentação aprovada pela Anvisa (exclusivamente para uso medicinal), o total de pacientes beneficiados pelos medicamentos à base de canabidiol chegue a R$ 3,9 milhões em três anos. Isso significa um mercado potencial de R $4,7 bilhões ao ano, segundo informações do The Green Hub.

Diante deste cenário a farmacêutica de cannabis medicinal Clever Leaves junto com a Toluna Insights realizaram pesquisa com mais de 800 brasileiros para entender a perspectiva da cannabis medicinal no país. O levantamento mostrou que em torno de 30% declararam usar ou terem usado cannabis anteriormente.

Dos que não utilizam cannabis, a maioria (mais de 40%) apontou que não concorda com o uso por receio dos efeitos colaterais da planta. Também influencia em sua decisão a falta de evidência científica conclusiva sobre os benefícios da cannabis para mais de 24% dos entrevistados. Além disso, pressão da sociedade (15.2%), crenças pessoais (12.3%) e religião com quase 10% são fatores que afetam a decisão dos brasileiros de usar a cannabis medicinal.

 
A possibilidade de começar a utilizar a cannabis baseia-se em duas principais questões a serem melhoradas que foram apontadas por mais de 42% dos entrevistados na pesquisa: melhores evidências científicas e recomendação de um médico de confiança. Em seguida está a observação de outra pessoa utilizando e mostrando melhora na saúde com o uso da planta de acordo com mais 30% dos respondentes. Em seguida estão ouvir endosso de uma figura pública (quase 10%) e mais de 8% declararam que usariam se aconselhados por amigos e familiares.

Esses dados mostram a importância dos investimentos em pesquisas científicas e formação de profissionais da saúde. Com intuito de contribuir para o avanço de pesquisas científicas em cannabis, a Clever Leaves que começou sua presença no Brasil por meio de parcerias em 2020, está lançando o Projeto Change Lives nos EUA, oferecendo US $ 25 milhões em valor de varejo de produtos de cannabis medicinal para qualquer organização elegível dos EUA para ajudar no avanço da pesquisa científica sobre os benefícios médicos potenciais dos canabinóides. A empresa está procurando fornecer até 250.000 garrafas de óleos de cannabis de grau farmacêutico ou aproximadamente 5 toneladas de flores de cannabis medicinal que ajudarão instituições de pesquisa a desenvolver novas terapias.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar