Moqueca de camarão: saiba como preparar a especialidade do Restaurante Coco Dendê, do Cana Brava Resort

Sucesso entre os clientes, prato típico do Nordeste enriquece a experiência dos visitantes com os sabores e o toque de pimenta da região

Um dos pratos mais famosos da culinária nordestina é sucesso também no Cana Brava Resort, de Ilhéus, no Sul da Bahia. A moqueca de camarão, iguaria que há muitos séculos faz parte da culinária brasileira, é até hoje cultuada na região pela força dos sabores e temperos. E, para quem deseja reproduzir em casa essa delícia, o Resort lança a receita original, para levar aos amantes da boa cozinha o melhor da experiência da terra de Jorge Amado.

O sabor da moqueca de camarão é algo inigualável, um prato único na culinária brasileira. A moqueca de camarão é composta por azeite de dendê e de leite de coco. É uma tradição de longa data, inspirada na culinária indígena, que prepara o peixe assado envolto em folhas, conhecido como “pokeka”, daí a origem do nome. Hoje, é um dos pratos mais pedidos do Restaurante Coco Dendê, localizado nas dependências do Resort. Confira como preparar essa delícia:

Ingredientes

1 kg de filé de camarão

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

Suco de 2 limões

2 dentes de alho

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 xícara de leite de coco (natural)

2 tomates maduros cortados em rodelas

2 cebolas cortadas em rodelas e separadas em anéis

2 colheres (sopa) de azeite de dendê

1 maço de coentro picado

1 pimentão vermelho sem sementes, em rodelas

1 pimenta doce

1 pimenta de cheiro

Modo de preparo

Amasse o alho com sal, pimenta-do-reino a gosto e o suco de limão. Tempere o camarão e deixe pegar tempero por 30 minutos. No fundo de um alguidar (prato fundo de barro) coloque duas rodelas grandes de cebola (que evita queimar o camarão), coloque os camarões que ficam macerando, os anéis de cebola, o pimentão e os tomates. No centro, coloque as pimentas, espalhe o coentro por cima, regue com azeite doce e acrescente o sal. Leve ao fogo tampando a panela, por uns 15 minutos. Acrescente o leite de coco, o azeite doce e deixe até começar a ferver. Sirva com arroz branco, farofa de dendê e molho com pimenta de cheiro.

Ilhéus: uma experiência diferente na Bahia

Conhecida no Brasil e no mundo através dos livros de Jorge Amado, e também como Costa do Cacau, Ilhéus tem uma beleza peculiar com praias paradisíacas, famosas fazendas de cacau e um centro histórico que conta muito sobre muito sobre o país. A Mata Atlântica emoldura a cidade com sua rica biodiversidade, cuidadosamente preservada. Embora tenha vocação turística e ótima estrutura, Ilhéus mantém seu charme prosaico dos áureos tempos do cacau.

Para mais informações sobre tudo o que o Cana Brava Resort tem a oferecer, basta acessar o site www.canabravaresort.com.br.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar