Cabelo afro: aprenda a fazer quatro penteados repletos de estilo

Em setembro, mês que se comemora o cabelo afro, vamos te ensinar a fazer quatro penteados com muito estilo. Eles vão do mais fácil ao mais desafiador, dependendo apenas de um pouco de habilidade e, em alguns momentos, da ajuda de alguma amiga ou parente (no caso das tranças).

 Para Ricardo Koiti Ida, hairstylist do Villa Hair, existem alguns pontos em comum para conseguir fazer penteados afro com sucesso: “O protocolo de lavagem precisa incluir a aplicação de máscara e, na sequência, do condicionador. Para finalizar, invista em um bom creme para pentear, fazendo a técnica de fitagem”, diz.

“Também é interessante que a pessoa com o cabelo afro não use, em demasia, xampu anti resíduo e que sempre penteie os fios no banho, com os dedos. Para organizar as mechas após o banho, invista em um pente do tipo garfo”, finaliza o expert. 

 Agora vamos aos looks:

 01 – Coque alto:

O coque alto, bem volumoso, é um penteado que está com tudo no momento. Isso é possível de ser percebido em buscas em plataformas de inspiração, como o Pinterest e o Instagram. Para fazê-lo, incline a cabeça para baixo e, com a ajuda das mãos, puxe todas as mechas para o topo da cabeça. Amarre o cabelo utilizando um laço elástico com acabamento em tecido, os chamados ‘scrunchie’. Este acessório ajuda a não quebrar as fibras e dá boa sustentação. Logo após, borrife um pouco de água nas mechas presas e finalize com um bom ativador de cachos, em leves amassadinhas. Você pode usar gel para modelar o babyhair (pequenos fios da região da testa e nuca), dando um acabamento muito moderno ao visual.

 02 – Rabo de cavalo lateral:

Outra forma interessante para estilizar o cabelo afro é optar por um rabo de cavalo lateral. Ele pode ser dividido ao meio ou de lado. Feito baixo, dá um ar muito sofisticado ao look, podendo ser usado, inclusive, em festas e eventos mais formais. O processo para finalizá-lo é bem parecido com o do coque alto, envolvendo gel no topo da cabeça e água mais ativador de cachos no comprimento e pontas.

 03 – Moicano:

Não é para assustar! Não vamos propor que você raspe a lateral dos cabelos, para fazer o penteado símbolo do movimento punk. O moicano para cabelo afro é, na verdade, você organizar dois rabos de cavalo no topo da cabeça: um na frente, com as mechas da orelha até a franja, e outro com o restante dos fios. O resultado é incrível e combina tanto com produções diurnas quanto noturnas. 

 04 – Tranças:

Para fechar a seleção de cabelo afro, nada melhor do que pensar nas tranças. Você pode investir apenas nas de comprimento, nas de raiz (na cabeça toda) ou nas embutidas apenas em uma das laterais. Outra forma muito cool é fazê-las com kanekalon, fibra que dá mais volume ou comprimento. 

 

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar